Cadeirante alegou que gravava vídeos para redes sociais, segundo a PMRv, e questionou a abordagem. Como Código de Trânsito Brasileiro cita apenas veículos automotores, ação não foi responsabilizada. Homem em cadeira de rodas é flagrado descendo serra de SC em meio a veículos; VÍDEO
Um homem de 59 anos foi flagrado de cadeira de rodas na Serra Dona Francisca, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Com celular preso por equipamento na cabeça, ele alegou que gravava vídeos para as redes sociais, segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), e questionou a abordagem. O caso ocorreu na terça-feira (1º).
Conforme os agentes, o homem é uma pessoa com deficiência (PcD).A identidade dele não foi divulgada e o g1 não o localizou.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Imagens divulgadas nas redes sociais e pela polícia mostram ele na contramão com a cadeira não automatizada, inclusive fazendo a ultrapassagem de um caminhão enquanto outros veículos também transitam pela via (assista acima).
Educadora de trânsito, Márcia Pontes diz que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) cita apenas veículos automotores. Por isso, a ação do homem está em um ‘limbo’ em que a ação não é punida, apesar do risco que cria.
A Serra da Dona Francisca, localizada entre Joinville e São Bento do Sul, é uma rodovia estadual que também leva o nome de SC-418. A estrada é bastante sinuosa, com muitas subidas e descidas e poucos trechos de acostamento.
O flagrante foi feito pela PMRv e aconteceu no início da tarde, no km 12. Segundo a corporação, ao ser parado, ele não teria concordado com a abordagem e questionou os policiais sobre o amparo legal da ordem de parada.
Em nota, a “instituição disse que o dever constitucional de garantir a segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas, conforme preconiza o parágrafo 10 do Art. 144 da Constituição Federal”.
Um registro de ocorrência foi feito pela PMRv, mas o homem não foi autuado. Segundo a educadora de trânsito Márcia Pontes, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) cita apenas veículos automotores. Por isso, a ação do homem está em um ‘limbo’.
Mesmo sem um registro criminal para a ação, Márcia alerta para o risco que o homem corria. Ela dá o exemplo dos caminhões possuem pontos em que não conseguem enxergar outros veículos no trânsito.
“Os veículos automotores, os carros, as motos têm dispositivos de segurança, seta, luz de freio. Esse aí, ele se torna uma formiguinha no meio de uma manada de elefantes”, destaca a educadora.
Homem em cadeira de rodas em Serra de SC
Reprodução/Redes Socias
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Um homem de 59 anos foi flagrado muma cadeira de rodas na Serra Dona Francisca, em