Em nota, o hospital Pró-Cardíaco disse que o quadro clínico é de ‘improvável reversão’. Político foi o priomeiro prefeito do Rio eleito após a redemocratização, e também ocupou cargos como deputado federal e senador. Saturnino Braga, em entrevista para o Arquivo Geral da Prefeitura do Rio
Reprodução
O ex-prefeito do Rio Roberto Saturnino Braga, de 93 anos, deu entrada no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul do Rio, onde recebia cuidados paliativos nesta terça-feira (2), informou a unidade de saúde.
Em nota, o hospital disse que, “o paciente Roberto Saturnino Braga encontra-se internado no CTI do Hospital Pró-Cardíaco recebendo cuidados paliativos diante de um quadro clínico de improvável reversão”. Não foi especificado qual é o quadro.
Em 1985, Saturnino se tornou o primeiro prefeito do Rio de Janeiro eleito diretamente após a redemocratização do país.
Roberto Saturnino Braga, carioca, formou-se em Engenharia pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), em 1954. Ele começou a trajetória política em 1963, como deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro, por uma coligação formada pelo PSB, MTR e PST.
Com a ditadura e a posterior instauração do bipartidarismo, ingressou no MDB, mantendo a sua atuação no legislativo. Foi senador pelo Rio de Janeiro de 1975 até 1985, até a candidatura para prefeito.
Depois do período na prefeitura, Saturnino ainda retornou à política como vereador do Rio de Janeiro (1992-1996). Também foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói e retornou ao Senado em 1998.