Debate entre Kamala e Trump é um dos momentos mais importantes em uma corrida pela Casa Branca em décadas

O ex-presidente usou diversas vezes o direito de resposta e teve 43 minutos de tempo total de fala – cinco minutos e meio a mais que a vice-presidente dos Estados Unidos. Em 1º debate, Kamala e Trump apresentam visões diferentes para futuro dos EUA
Os candidatos à Casa Branca Kamala Harris e Donald Trump apresentaram na terça-feira (10) visões diferentes para o futuro dos Estados Unidos. A atual vice-presidente, democrata, e o ex-presidente, republicano, se enfrentaram pela primeira vez em um debate na televisão.
“Eu sou Kamala Harris”. Ela disse a Donald Trump. “Divirta-se”, ele respondeu.
Foi o primeiro aperto de mão entre candidatos à Presidência desde 2016. O debate começou com o assunto que mais interessa aos eleitores americanos atualmente: economia. Kamala disse que vai priorizar famílias de classe média e pequenos negócios e criticou o adversário:
“Donald Trump nos deixou com o pior desemprego desde a Grande Depressão. Donald Trump nos deixou com a pior epidemia de saúde pública do século. Donald Trump nos deixou com o pior ataque à nossa democracia desde a Guerra Civil. E o que nós fizemos foi limpar a bagunça de Donald Trump”.
Os principais jornais dos Estados Unidos checaram as declarações durante o debate. Quem mais mentiu foi Donald Trump, mas Kamala Harris também.
Segundo as estatísticas do governo americano, a afirmação de que Trump deixou o cargo com o pior desemprego desde a Grande Depressão é falsa. Apesar de o número de desempregados ter subido na pandemia, o nível já tinha recuado a 6,4% em janeiro de 2021, ano em que ele saiu da Casa Branca. Na Grande Depressão, o desemprego chegou a mais de 20%.
Trump respondeu com uma crítica a Kamala Harris, que também é vice-presidente. Ele destacou a inflação:
“Veja, nós temos uma economia terrível por causa da inflação, que é conhecida como destruidora de países. Quebra um país. Nós temos inflação como poucas pessoas já viram antes. Provavelmente, a pior na história da nossa nação”.
Os dados do governo mostram que essa informação não está correta. Apesar da inflação anual ter chegado a 9% em junho de 2022, agora está em 2,5%. Durante a Segunda Guerra Mundial e na crise do petróleo dos anos 1970, a inflação passou dos 14%.
No assunto imigração, Kamala foi perguntada por que o governo Biden decidiu fechar a fronteira a seis meses da eleição. A vice-presidente se defendeu dizendo que o governo Biden queria a aprovação de uma lei que lhe daria autoridade para fechar a fronteira em situações críticas. Mas que Trump pediu que aliados derrubassem o projeto no Senado.
Sem apresentar provas, Trump disse que os imigrantes que cruzam a fronteira em situação ilegal são criminosos e terroristas.
“Em Springfield, eles estão comendo os cachorros, as pessoas que vieram, eles estão comendo os gatos. Eles estão comendo os animais das pessoas que vivem lá”, afirmou Donald Trump.
Além dos veículos de imprensa americanos, os mediadores fizeram checagem e correções no ar. Ao todo, foram quatro – todas sobre Donald Trump.
“A ABC News entrou em contato com o administrador municipal de Springfield. Ele nos disse que não houve registros críveis de ocorrências específicas de bichos de estimação sendo feridos ou abusados por pessoas da comunidade de imigrantes”, disse o mediador David Muir.
Quem venceu o debate entre Kamala Harris e Donald Trump?
Kamala Harris usou declarações de ex-aliados de Trump contra ele.
“O ex-chefe de gabinete dele, um general de quatro estrelas, disse que ele tem desprezo pela Constituição dos Estados Unidos. O ex-conselheiro de Segurança Nacional dele disse que ele é perigoso e inapto. Seu ex-secretário de Defesa disse que a nação, a república não sobreviveria a outro mandato de Trump”, afirmou Kamala Harris.
Donald Trump respondeu:
“Eu demiti a maioria dessas pessoas, não muito delicadamente. Elas fizeram coisas ruins ou trabalharam mal. Eu as demiti. Os democratas nunca demitiram uma pessoa. Eles nunca demitiram ninguém que tenha a ver com o Afeganistão e o Talibã e as 13 pessoas que foram mortas de forma horrenda e violenta. E eu conheço os pais e familiares. Eles não lutaram. Eles deveriam ter demitido todos esses generais, todas essas autoridades, porque essa foi uma das situações tratadas de forma mais incompetente que qualquer um já viu”.
Depois, a candidata democrata afirmou que Trump é uma ameaça à democracia:
“A Suprema Corte dos Estados Unidos recentemente decidiu que o ex-presidente seria essencialmente imune de qualquer má conduta se ele entrar na Casa Branca novamente. Entendam que este é alguém que disse abertamente que acabaria, estou citando, acabaria com a Constituição dos Estados Unidos, que usaria o Departamento de Justiça como arma contra os seus inimigos políticos”.
Trump afirmou que é o governo democrata que usa o Estado como arma:
“Ela é que usa, não eu. Ela usou. Eu provavelmente levei um tiro na cabeça por causa das coisas que eles dizem sobre mim. Eles falam sobre democracia, que eu sou uma ameaça à democracia. Eles são a ameaça à democracia”.
Segundo a emissora ABC, responsável pelo debate, Trump mentiu dez vezes. Kamala mentiu três. O ex-presidente pediu várias vezes para rebater afirmações de Kamala. Os mediadores quase sempre concederam. Por isso, Trump teve 43 minutos de tempo total de fala – cinco minutos e meio a mais do que a rival.
Depois do debate, Donald Trump falou com jornalistas. Kamala, não. O candidato republicano afirmou que este foi o melhor desempenho dele entre todos os debates presidenciais de que já participou.
Ainda é cedo para medir o impacto do desempenho de cada um dos candidatos na eleição de 2024. Mas uma coisa é certa sobre essa noite: foi um dos momentos mais importantes em uma corrida pela Casa Branca em décadas.
LEIA TAMBÉM
‘Boné do Maga’, ‘Hannibal Lecter’, ‘almoço’ de Putin: as frases de Kamala Harris e Trump no debate presidencial
Donald Trump e Kamala Harris trocam acusações em debate decisivo nos EUA
‘Trump na defensiva’, ‘Kamala equilibrada’: comentaristas da GloboNews analisam debate presidencial dos EUA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.