Walz x Vance: confronto é marcado por uma rara cordialidade na atual corrida eleitoral nos EUA


Candidatos à vice-presidência dos EUA trocaram cortesias durante debate da CBS News, mesmo com ânimos elevados em determinados momentos da noite. Imagem mostra diálogo entre Tim Walz e J.D. Vance, candidatos a vice de Kamala Harris e Donald Trump, durante debate
Jacqueline Santiago/GloboNews
O debate entre os candidatos à vice-presidência dos EUA CBS News na noite de terça (1º) surpreendeu quem esperava um confronto tenso. Em diversos momentos, J.D. Vance e Tim Walz concordaram em diversas questões num debate que foi definido como “civil” e “cordial” pela imprensa americana.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O que chegou a ser interpretado como uma homenagem aos laços de ambos com o Meio-Oeste dos EUA, Vance e Walz encontraram repetidas áreas de acordo em um debate vice-presidencial bastante civil e focado em políticas, se comparado ao embate entre os cabeças de chapa, Donald Trump e Kamala Haris.
Como esperado, houve alguns momentos de irritação durante o confronto. O candidato republicano, por exemplo, se incomodou com o que considerou ser uma verificação injusta dos fatos por parte duas duas moderadoras da CBS. Em determinado momento, os microfones dos dois adversários foram silenciados. Mesmo assim, na maior parte do embate, as trocas de farpas do palanque foram respeitosas.
Houve vários momentos em que os dois expressaram estar de acordo com as pontuações e até culparam os companheiros de chapa dos adversários pelos desentendimentos.
Diálogo entre Tim Walz e J.D. Vance, candidatos a vice de Kamala Harris e Donald Trump, durante debate
Jacqueline Santiago/GloboNews
O democrata chegou a dizer frases como “Estamos perto de um acordo”, “Esse é um bom começo para a conversa”, “Concordo com o que o senador disse, mas seu companheiro de chapa, não” e, ao final, pontuou: “Gostei do debate de hoje, tivemos muitos pontos em comum”.
O republicano também trocou gentilizas, disse “concordo com você”, “Acho que você quer resolver o problema, mas não acho que Kamala Harris quer” e “Walz e eu concordamos que precisamos fazer melhor”. Ao se despedir do público nas considerações finais, afirmou “Mesmo se votarem em mim ou no Walz, estou orgulhoso em fazer isso”.
Walz, de 60 anos, é o atual governador do estado de Minnesota. É ex-professor do ensino médio e treinador de futebol americano, enquanto Vance, 40, é autor de um best-seller e senador dos EUA de Ohio.
Vance se solidariza com Walz
Um momento que também chamou a atenção foi a solidariedade que o republicano demonstrou ao ouvir Walz falar sobre uma vivência do filho. O jovem de 17 anos testemunhou um tiroteio num centro comunitário, contou Tim.
Quando foi a vez de Vance responder, ele se dirigiu diretamente a Walz. “Sinto muito por isso e espero que ele esteja bem”, disse ele. “Cristo tenha piedade, é horrível.” O democrata agradeceu o gesto.
Os dois candidatos condenaram a epidemia de tiroteios em escolas, mas ofereceram propostas diferentes para lidar com isso. Vance defendeu investir em medidas de segurança física, enquanto Walz se concentrou na legislação do controle de armas.
LEIA TAMBÉM
Tim Walz x J.D. Vance: quem ganhou o debate entre candidatos a vice-presidente nos EUA?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.