Moradores da ilha não votam no pleito municipal porque Noronha é um distrito estadual. Justificativas de voto devem ser feitas no auditório da Escola Arquipélago
Ana Clara Marinho/TV Globo
Os turistas e os moradores de Fernando de Noronha que não transferiam o domicílio eleitoral para a ilha devem justificar a ausência de voto, no domingo (6). Uma das opções é utilizar o aplicativo da Justiça Eleitoral, o E-título. A outra, é se dirigir ao auditório do Escola Arquipélago.
A população local não vota na eleição municipal porque Noronha é um distrito estadual, o único do país.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A ilha não tem prefeito, tem administrador geral, indicado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e aprovado pela Assembleia Legislativa.
Atualmente, Fernando de Noronha tem como administradora Thallyta Figueirôa, primeira mulher no cargo.
Os eleitores de Fernando de Noronha votam a cada quatro anos para escolher presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais e também os conselheiros distritais.
Justificativas
Uma equipe com15 profissionais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estará no auditório da escola, das 8h às 16h (horário local), para receber as justificativas de ausência nas eleições municipais.
“Vamos receber as justificativas. A pessoa deve apresentar um documento com foto e o número do título eleitoral”, falou a coordenadora do TRE na ilha, Edleuza Santos.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias