
Entre os casos atendidos estão surtos psicóticos, partos de emergência, quedas e agressões físicas, além de suporte com ambulancha e transporte com avião anfíbio. Profissionais do Samu prestam socorro durante o fim de semana em Santarém; entre os 101 atendimentos realizados estão acidentes de trânsito
Gleilson Nascimento/g1
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) divulgou, na manhã desta segunda-feira (5), o balanço das ocorrências registradas entre os dias 1º e 4 de maio deste ano, em Santarém, oeste do Pará. No total, 101 atendimentos foram realizados pela equipe de emergência.
De acordo com os dados, os acidentes de trânsito lideraram as ocorrências no período, com 21 registros e 23 vítimas atendidas. Apesar do alto número de acidentes, não houve mortes no local em nenhum dos casos.
Outros atendimentos clínicos representaram a maior parte da demanda, com 37 casos envolvendo adultos e três casos pediátricos. Também foram registrados cinco atendimentos por surtos psicóticos e cinco relacionados a obstetrícia.
O Samu ainda prestou socorro a vítimas de quedas (10 casos), agressões físicas (3), engasgo (1), ataque de animal peçonhento (1), picada de animal ofídico (1), além de duas ocorrências de constatação de óbito e dois casos de ferimento por faca. Um caso de ferimento por arma de fogo resultou em morte.
Entre os atendimentos realizados com suporte especializado, destacam-se três ocorrências com apoio de avião anfíbio e quatro com uso de ambulancha, recursos importantes para o resgate em áreas de difícil acesso na região amazônica.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região