Parque Dom Pedro arrecada lacres de latas para transformar em cadeira de rodas


Campanha permanente é feita em parceria com o Instituto Entre Rodas, que já beneficiou mais de 100 crianças e adolescentes com a doação do equipamento
Crédito: Divulgação
Em mais uma iniciativa de responsabilidade social, o Parque Dom Pedro iniciou, em 2021, uma campanha permanente de arrecadação de lacres de alumínio para o Instituto Entre Rodas, Organização da Sociedade Civil (OSC) que transforma esse material em cadeiras de rodas personalizadas, que são doadas para crianças e adolescentes com idade entre 05 e 13 anos.
No Parque Dom Pedro, o ponto de coleta está localizado na Praça de Alimentação, em frente a escadaria.
“A coleta de lacres para a confecção de cadeira de rodas é importante para centenas de crianças, por isso, contamos com o apoio de lojistas, de colaboradores e do público. A responsabilidade social é um alicerce do Parque Dom Pedro desde o início da nossa história, fortalecendo o vínculo com a comunidade, além de promover o bem-estar coletivo”, afirma Rafael Moral Marques, superintendente do shopping administrado pela ALLOS, que já arrecadou mais de 250kg de lacres desde o início da ação.
O material coletado em Campinas é enviado periodicamente para o Instituto Entre Rodas, que vende para metalúrgicas que reaproveitam esse alumínio. O valor arrecadado com a venda é utilizado para a compra de cadeiras especiais adaptadas para o público cadastrado. Em sete anos de história, o instituto já entregou 102 cadeiras, sendo 37 após a parceria firmada com o Parque Dom Pedro. Para cada cadeira são necessários, em média, 3,2 milhões de lacres.
Parque Consciente
As ações ambientais, sociais, de incentivo à educação, ao esporte e bem-estar desenvolvidas pelo Parque Dom Pedro fazem parte da política do empreendimento em ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance — em português, Ambiental, Social e Governança. Anualmente, o Parque Dom Pedro desenvolve ações diversas que impactam positivamente o futuro da comunidade ao seu entorno, sendo reconhecido, nacional e internacionalmente, como referência em práticas sustentáveis no setor de varejo.
Todas essas ações são identificadas com o selo Parque Consciente, criado para que o público possa reconhecer as iniciativas do shopping nesta área. Pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, o empreendimento recebeu, em 2023, o selo “Empresa Amiga da Primeira Infância”, concedido pela Prefeitura de Campinas. Além disso, já foi premiado diversas vezes pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) pelas práticas ambientais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.