Após trégua no calor e registro de chuvas, região de Piracicaba deve voltar a ter máximas de até 40ºC


Entre a noite de quinta e manhã desta sexta (4), Piracicaba, Limeira e Rio das Pedras registraram chuvas. Previsão para sábado e domingo é de máximas de até 35ºC. Na terça, pode chegar aos 40ºC. Previsão indica queda na temperatura e chuva para esta sexta na região; veja por cidade
Depois de ultrapassar os 40ºC na última quarta-feira (2) a região de Piracicaba registra declínio de temperaturas, com máximas de 26ºC e chuvas com granizo, como ocorreu em Rio das Pedras (SP). A chegada da frente fria já era prevista.
A trégua no calorão será momentânea e as altas temperaturas devem retornar no domingo (6), quando a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia aponta tendência máximas de até 34ºC.
Em Piracicaba, às mínimas ficaram em torno de 17ºC e as máximas alcançam os 26ºC nesta sexta-feira (4). A cidade registrou 1 milímetro de volume de chuva logo no início da manhã.
O índice mínimo de umidade relativa do ar aumentou, alcançando os 50%, e trouxe alívio aos moradores da região
Céu nublado em Piracicaba na manhã desta sexta-feira, dia 4 de outubro.
Claudia Assencio/g1
Amplitude térmica
☀️A amplitude térmica, que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas registradas na cidade no mesmo dia, pode ultrapassar os dez graus de oscilação, com mínimas de 16 ºC e máximas de 26ºC em cidades da região de Piracicaba, segundo Inmet.
No domingo, a diferença é ainda maior. São previstas mínimas de 13ºC e máximas de 34ªC
Alertas
Os três primeiros dias de outubro tiveram alertas amarelo de perigo potencial para onda de calor com validade e para baixa umidade do ar nesta quarta-feira (2).
Segundo medição do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba registrou a temperatura mais elevada do ano no dia 2 de outubro, quando a cidade marcou 40,2ºC.
Sete cidades da região de Piracicaba tiveram previsão de 40 graus na quarta-feira (2).
Reprodução/EPTV
🌡️Na última quarta-feira (2), as temperaturas mínimas ficaram em torno dos 21ºC e as máximas ultrapassaram os 40ºC, segundo Inmet.
Em Piracicaba (SP) as temperaturas bateram os 37ºC antes do meio dia e seguiram aumentando, com os termômetros prevendo 40ºC. A previsão de máximas elevadas também se confirmaram em Rio das Pedras (SP), Saltinho (SP), Mombuca (SP), Capivari (SP), Rafard (SP) e Elias Fausto (SP).
Mas, por que a região de Piracicaba é tão quente?
O ponto principal, segundo o agrometeorologista, Marco Antonio dos Santos, é a altitude que as cidades da região de Piracicaba (SP) têm em relação às outras cidades do interior. – 📺Assista no VÍDEO, abaixo.
“Se olharmos qual é a altitude em Piracicaba, Saltinho, por exemplo, verificaremos que ela é menor do que às das cidades na região de Campinas. Quanto maior a altitude, menor a temperatura. E quanto menor a altitude, mais calor tem. Veja, Santos (SP), que está no nível do mar, tem uma temperatura maior do que São Paulo, Campinas, Sul de Minas. Quando mais para o interior do Brasil, maior a temperatura. Isso interfere”, explicou.
Sete cidades da região de Piracicaba podem ter recorde de temperaturas nesta quarta
Pré-frontal ‘turbina’ calor antes da frente fria
Essa onda de calor registrada na quarta-feira (2) é explicada pela aproximação do efeito pré-frontal, um fenômeno climático que ocorre antes da chegada de uma frente fria.
A frente fria que passou pela costa na quinta-feira (3) chega ao interior de São Paulo a partir da madrugada desta sexta-feira (4).
Umidade do ar
A chuva registrada nesta sexta-feira (4) colaborou para melhorar os índices de umidade do ar.
Antes da chegada da chuva, o índice de umidade relativa do ar (URA) estava em torno dos 20% e 12% na região de Piracicaba, o que agravava o risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Operação estiagem
O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (1º), a prorrogação da Operação Estiagem e estendeu a execução dos Planos de Contingência para o Período de Estiagem em todas as regiões até o dia 15 de outubro de 2024.
🌸Primavera inicia com temperaturas maiores que Verão
A Primavera começou com dias quentes e predominância de sol na região de Piracicaba (SP). As temperaturas máximas elevadas são comuns nesse período, inclusive normalmente superam as marcas registradas no Verão, de acordo com o professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da Universidade de São Paulo (USP).
“São normalmente maiores do que as encontradas no verão, por causa da baixa nebulosidade e ar bem seco”, explica o pesquisador.
📉 Menor índice de chuvas desde 2021
O índice de chuvas registradas em setembro de 2024 em Piracicaba (SP) é o menor desde 2021, quando comparado com o mesmo mês em outros anos.
Os dados foram enviados ao g1 pela Defesa Civil do município, a pedido do g1, nesta segunda-feira (30) e são baseados nas coletas realizadas no pluviômetro utilizado pelo órgão, localizado no bairro Paulista.
De acordo com o levantamento, a precipitação no nono mês deste ano foi de 11,6 mm. Desde 2017, a única vez que o índice foi menor foi em 2021, quando foram registrados 3,8 mm de chuvas no município.
O índice de setembro de 2024, está, inclusive, muito abaixo da média dos registros do mesmo mês em todos os anos desde 2017, que é de 32,47 mm.
Queda constante desde 2022
O levantamento aponta, ainda, uma queda contínua da quantidade de chuvas no mês de setembro em cada ano desde 2022, quando foram registrados 77,8 mm. Em setembro de 2023, houve 34,1 mm de precipitação.
Os índices de chuvas, em milímetros (mm) registradas em Piracicaba ano a ano segundo a Defesa Civil, nos meses de setembro, desde 2017, são:
2017: 27.9 mm
2018: 49.3 mm
2019: 42.9 mm
2020: 12.4 mm
2021: 3.8 mm
2022: 77.8 mm
2023: 34.1 mm
2024: 11.6 mm
Estiagem
O baixo número de chuvas em Piracicaba em setembro de 2024 evidencia a estiagem severa enfrentada pelo município.
“O volume foi baixo e ainda estamos com um quadro de estiagem bastante ativa”, diz Graziela Steagall, responsável pela Defesa Civil de Piracicaba.
“Esse ano tivemos a transição do El Niño para o La Niña. Pelos estudos climáticos que acompanho, esse é o fator mais impactante no regime das chuvas”, diz a responsável pela Defesa Civil.
🌎 Mas, o que é o La Niña? – O La Niña é o resfriamento das camadas mais superficiais do oceano Pacífico e esse fenômeno pode ter mais de um ano de duração e ocorrer em intervalos de tempo que variam de dois a sete anos.
☀️🌧️Previsão do tempo
Veja previsão do tempo para Piracicaba (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara (SP), Capivari (SP), São Pedro (SP) e Rio das Pedras (SP) neste sábado:
Piracicaba: mínima de 14ºC e máxima de 33ºC, umidade do ar em 30%
Limeira: mínima de 13ºC e máxima de 32ºC, umidade do ar em 30%
Santa Bárbara d’Oeste: mínima de 13ºC e máxima de 32ºC, umidade do ar em 35%
Nova Odessa: mínima de 15ºC e máxima de 32ºC, umidade do ar em 40%
Capivari: mínima de 13ºC e máxima de 29ºC, umidade do ar em 45%
São Pedro: mínima de 13ºC e máxima de 32ºC, umidade do ar em 35%
Rio das Pedras: mínima de 13ºC e máxima de 31ºC, umidade do ar em 35%
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.