O artista morreu, nesta sexta-feira (4), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Emiliano Queiroz é tema de exposição em museu de Fortaleza.
Sesc/Reprodução
A vida e carreira do ator cearense Emiliano Queiroz são temas de exposição no Museu da Fotografia de Fortaleza. O artista morreu, nesta sexta-feira (4), aos 88 anos, no Rio de Janeiro.
Clique aqui para seguir o g1 Ceará no WhatsApp
Emiliano é natural de Aracati, município no litoral do Ceará, que guarda pontos turísticos famosos, como a Praia de Canoa Quebrada. Emiliano tinha mais de 70 anos de carreira; começou no rádio aos 8 anos e estreou no teatro aos 15.
LEIA TAMBÉM:
Emiliano Queiroz morre no Rio; veja FOTOS da carreira do ator
Ele participou de mais de 40 novelas, além de seriados e minisséries. No cinema, participou de mais de 60 filmes e, no teatro, fez mais de 60 peças. Era casado há 51 anos com a advogada e atriz Maria Letícia e criou 14 filhos.
O Museu da Fotografia emitiu nota de pesar após a morte do artista. “Sentimos muito com esta grande perda para a cultura brasileira. Enviamos nossos sentimentos aos familiares e amigos e desejamos forças neste momento”, lamentou o equipamento cultural.
A exposição reúne acervo pessoal do artista, cedido ao Sesc, incluindo peças importantes para a história do teatro e cinema cearense e brasileiro. Em exposição, estão 105 fotos da carreira do ator, além de cartazes e prêmios divididos em quatro fases: teatro, cinema, televisão e amigos e família.
Cearenses se despedem do ator
O prefeito de Aracati, Bismarck Maia, usou as redes sociais para homenagear o ator aracatiense. “Todas nossas homenagens, dos aracatienses, e minha pessoal, ao grande aracatiense Emiliano Queiroz. Notável artista, brilhando em todos seus personagens, notadamente o nos marcou a todos, de boa lembrança, Seu Dirceu Borboleta pelo qual era fã. Aplausos de todos aracatienses. Deus lhe receba em festas”, disse o prefeito.
O governador do estado, Elmano de Freitas, também publicou uma homenagem ao ator. “O teatro brasileiro se despede hoje do ator cearense Emiliano Queiroz. Com mais de 70 anos de carreira e reconhecimento nacional e internacional, interpretou personagens memoráveis na TV. O mais famoso da sua carreira foi o Dirceu Borboleta, da novela ‘O Bem-amado’, da TV Globo. O personagem entrou para a antologia da televisão brasileira. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs desse ator que deixa um grande legado artístico”, disse.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará