Gosta de Malbec? Então, prove o vinho Primitivo


Tinta típica do sul da Itália é uma ótima alternativa para os amantes da uva icônica da Argentina. Se a Malbec é a sua uva favorita, então é muito provável que você possa gostar da Primitivo, tinta típica do sul da Itália e famosa por produzir vinhos macios, encorpados, com teor alcoólico importante e que se prestam muito bem ao envelhecimento.
Essa é uma dica para quem quer explorar o mundo dos vinhos, abandonando aos poucos a Malbec, mas sem se arriscar em territórios desconhecidos. A Primitivo pode ser o primeiro passo nessa direção, pois essa uva tinta do sul da Itália tem algumas características parecidas com a Malbec.
Ambas dão origem a vinhos envolventes e fáceis de beber, gostam de climas quentes e exposição ao sol – uma em Mendoza e outra na Puglia, no salto da Bota –, apresentam aromas de frutas vermelhas e negras, têm taninos equilibrados e gostam de amadurecimento em carvalho.
A riqueza e complexidade de aromas e sabores de frutas frescas ou madura, a depender do terroir, são complementadas por uma sensação quase mastigável, em boca. Em climas mais frios, a Malbec apresenta aromas que tendem mais para frutas frescas; já a Primitivo, quando cultivada em altitude, ganha notas de ervas e mata mediterrânea.
Além disso são vinhos muito gastronômicos. Tanto o Malbec quanto o Primitivo combinam com pratos robustos e saborosos, como carnes vermelhas grelhadas ou assadas, hambúrgueres e massas com molhos de carnes.
Que tal comparar as duas uvas para perceber as semelhanças? Descubra a seguir dois Malbecs e dois Primitivos que não podem faltar na sua adega.
Norton Reserva Malbec
Produzido no terroir de Luján de Cuyo, esse tinto apresenta aromas que lembram frutas escuras maduras, especiarias e tabaco. Em boca, é complexo, carnudo e persistente.
Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho. Acompanha massas com molhos à base de carnes e carnes assadas.

Divulgação
Alambrado Etiqueta Negra Malbec
Apresenta aromas de frutas vermelhas como ameixas, amoras e cerejas, com notas de baunilha, tabaco e chocolate. Em boca, é encorpado, saboroso e com taninos macios.
Amadureceu por 10 meses em barricas de carvalho francês. Combina com pratos à base de carnes com molhos condimentados e churrascos.

Divulgação
Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines DOP
Apresenta aromas de ameixa e cereja, notas de tabaco, chocolate e pimenta. Em boca, é aveludado, com taninos finos e macios, um toque de baunilha e café.
Amadureceu em barricas de carvalho francês e americano por 12 meses. Acompanha carnes vermelhas e pratos com temperos fortes.

Divulgação
Campo Marina Primitivo di Manduria
Apresenta aromas de frutas escuras, cacau e baunilha. No paladar, possui taninos finos e final equilibrado.
Amadureceu em barrica de carvalho francês e americano por aproximadamente 10 meses. Ideal para acompanhar carnes vermelhas (cordeiro), carnes de caça, massas e queijos curados.

Divulgação
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.