![](https://s2-g1.glbimg.com/x4Gwlzu-D2f3W9WPy5pw6UIoPCY=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/l/D/VlHnQmRv6cDbmkxAWGlg/whatsapp-image-2024-10-05-at-09.57.27-1-.jpeg)
Sorteio das 23 urnas eletrônicas que passarão por auditoria aconteceu neste sábado. Teste será feito no domingo (6), quando acontece o primeiro turno de votação. Urnas passam por teste de integridade em Maceió
Adja Alvorável/g1
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realizou na manhã neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições 2024, o sorteio das 23 urnas eletrônicas que vão passar por auditorias para testar seu funcionamento durante o pleito.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com o TRE-AL, as auditorias das urnas têm como objetivo garantir a transparência, segurança e legitimidade do processo eleitoral.
“A importância desse processo é aferir a integridade dos sistemas e a lisura da eleição, de modo a garantir que todos os votos são válidos e que a urna realmente funciona”, disse o juiz Antônio Casado, escolhido para coordenar os processos de auditoria.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
A definição das urnas acontece por meio de sorteio, transmitido nas redes sociais do tribunal, e também por meio de solicitações do Ministério Público (MPRJ), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e dos representantes dos partidos políticos.
A auditoria acontece a cada turno das eleições desde 2002 e têm como objetivo atestar o grau de confiança nas urnas eletrônicas.
“Hoje serão sorteadas 23 urnas de todo o estado de Alagoas de forma aleatória. Depois, a gente pega as urnas que foram sorteadas dos locais onde elas iriam ser utilizadas e traz para a sede da OAB, para que a gente possa fazer esse teste de autenticidade e avaliação do sistema. As urnas que foram sorteadas vão ser substituídas por outras nos seus locais de votação”, afirmou o magistrado.
Teste de integridade é realizado durante a votação
Eleição de A a Z: teste de integridade é realizado durante a votação
Na véspera das eleições, a Justiça Eleitoral sorteia algumas urnas que são retiradas das sessões de origem e instaladas nos TREs (Tribunal Regional Eleitoral), em salas com câmeras. O objetivo é conferir se os votos digitados correspondem ao que foi totalizado pela urna.
Todo o processo é acompanhado por representantes de partidos políticos e das coligações. No fim, a urna e o computador imprimem o resultado e os dados são comparados, pela comissão de auditoria, para verificar se as urnas registraram os votos corretamente como estavam nas cédulas.
O teste de integridade verifica o funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso. Todo o procedimento é semelhante ao que acontece nas seções eleitorais comuns. O teste será realizado, efetivamente, durante o horário da eleição, das 8h às 17h.
O teste de autenticidade também é realizado no domingo (6) e é uma auditoria dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas. As três urnas que foram selecionadas serão testadas nas próprias seções eleitorais onde se encontram.
Neste caso, o juiz responsável pela Zona Eleitoral designará uma pessoa para realizar os testes, que acontecem antes da impressão da zerésima. Entre as medidas de verificação, estão:
rompimento do lacre, retirada e reinserção da mídia de resultado;
verificação das assinaturas e dos resumos digitais por programa do TSE;
retirada das mídias de acionamento dos sistemas de verificação;
lacração da tampa do compartimento da mídia com novo lacre; e
lavratura da ata circunstanciada de encerramento dos trabalhos
📲 g1 traz informações em tempo real sobre as eleições
Acompanhe no g1 as informações em tempo real sobre as eleições em Alagoas
Confira outras notícias da região no g1 AL