Segundo a PF, o rio seria alvo de lançamentos irregulares de empresas de beneficiamento de tecido, de indústria de transformação de papelão e de esgoto da cidade de Munhoz. Polícia Federal investiga suspeita de contaminação no Rio do Peixe, em Munhoz
A Polícia Federal colheu amostras para investigar uma suspeita de poluição no Rio do Peixe, entre Munhoz (MG) e Socorro (SP). De acordo com a PF, o rio seria alvo de lançamentos irregulares de empresas de beneficiamento de tecido, de indústria de transformação de papelão e de esgoto da cidade de Munhoz.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Os inquéritos policiais foram conduzidos pela delegacia de Varginha. A análise dos corpos hídricos e recolhimento das amostras aconteceu no fim de agosto e começo de setembro.
A PF investigou diversas empresas que afetavam diretamente a saúde do rio. A operação para colher as amostras de água foi planejada durante seis meses, entre abril e setembro deste ano.
Polícia Federal investiga suspeita de contaminação no Rio do Peixe, em Munhoz, MG
Polícia Federal
De acordo com a PF, além de prejudicar os habitantes, a agricultura e a agropecuária da região, a poluição no rio afeta a exploração turística do Rio do Peixe.
Peritos criminais dos setores técnicos-científicos das Superintendências Regionais de Polícia Federal em Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraná participaram das análises. A Polícia Militar de Meio Ambiente também esteve presente na ação.
Polícia Federal investiga suspeita de contaminação no Rio do Peixe, em Munhoz, MG
Polícia Federal
Segundo a PF, o trabalho exigiu conhecimento da regulamentação industrial, de química industrial e também do comportamento dos cursos de água da região, por causa das operações unitárias das indústrias envolvidas e dos riscos das substâncias químicas utilizadas.
As análises dos materiais colhidos passaram por análises biológicas e físico-químicas. Os resultados, segundo a PF, devem apontar a autoria de cada envolvido na poluição do Rio do Peixe.
A EPTV, afiliada Globo, tentou contato com as prefeituras de Munhoz (MG) e Socorro (SP), mas até o momento não obteve retorno.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas