Neste ciclo, uma base avançada com 65 militares foi montada em Pedra Branca do Amapari, no interior do Estado. Trabalhos seguem até o fim do período de estiagem. Ações percorrem 7 municípios do Estado
CBM/Divulgação
Com o avanço do período de estiagem, iniciou nesta quarta-feira (11) a 5ª fase da Operação Amapá Verde, que visa combater os incêndios florestais no Estado. Neste ciclo, uma base avançada com 65 militares foi montada em Pedra Branca do Amapari.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Ao todo, são 12 espaços distribuídos entre os municípios de Oiapoque, Porto Grande, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Calçoene, Amapá, Mazagão/Maracá, Tartarugalzinho, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal e Pedra Branca do Amapari.
De acordo com o coordenador da ação, Leandro Dias, este período do ano é considerado o mais crítico em relação à estiagem.
“Este é um período em que a estiagem, conforme os estudos meteorológicos, vai estar muito elevada, que compreende a segunda quinzena de setembro até o mês de outubro, então reforçamos nossas bases com nossos militares em campo”, frisou o coordenador da operação, capitão Leandro Dias.
A Amapá Verde, que iniciou em 1º de agosto, integra outra operação nacional, a “Guardiões dos Biomas”, realizada pelo governo federal.
‘Guardiões do Bioma’: 2 garimpos ilegais são desarticulados e maquinários são destruídos no AP
Reforço no efetivo militar
Além da instalação da nova base, 40 bombeiros que participaram de um curso de conhecimento florestal estão distribuídos nos locais. A ideia é que esses militares possam atuar de maneira mais técnica nessas regiões.
Neste ano, durante as missões, os militares utilizam pela primeira vez sopradores costais, equipamentos que dão suporte aos militares no combate aos incêndios e focos.
A Amapá Verde segue até o dia 11 de dezembro e também busca combater crimes ambientais. Essa é a 7ª edição da operação.
Participam o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Delegacia de Meio Ambiente do Amapá (Dema), o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
LEIA TAMBÉM:
‘Amapá Verde’: inicia operação de prevenção e combate a queimadas na Amazônia durante estiagem
Operação Amapá Verde: 653 focos de queimadas já foram combatidos pelos Bombeiros
No AP, é registrado uma média de 8 focos de calor por dia; vegetações chegam a queimar por 6 horas
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
.