Onça-parda é flagrada caminhando pelas ruas de bairro residencial em Presidente Venceslau; VÍDEO


Moradora relatou já ter visto outros animais silvestres em área urbana próxima a residência. Onça parda é flagrada caminhando no bairro Vila Carmen, em Presidente Venceslau
Imagine como seria se ao checar imagens gravadas pela câmera de segurança da sua casa aparecesse o vídeo de uma onça-parda em frente ao portão? Essa foi a realidade da moradora Lucilene do Nascimento, de Presidente Venceslau (SP), que flagrou o animal caminhando na rua em que ela mora (veja no vídeo acima).
📲 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A onça-parda foi vista na madrugada desta quarta-feira (11) na Rua Duque de Caxias, no Bairro Vila Carmen.
Segundo a moradora e autora dos vídeos, o aparecimento do animal foi uma grande surpresa e só viu as imagens do felino pela manhã, quando estava revendo as imagens da câmera de segurança.
A mulher conta que esta não foi a primeira vez que animais silvestres aparecem no bairro, por conta de uma mata que fica próxima às residências. Além da onça, que foi vista pela primeira vez por Nascimento, a moradora ressalta que já presenciou a presença de macacos bugios, quati, cotias, entre outras espécies.
Com o fato curioso da aparição do bicho, a autora das imagens compartilhou em suas redes sociais o vídeo da onça-parda, e contou que recebeu muitos comentários dos seguidores, inclusive dos próprios vizinhos, que não estavam sabendo do aparecimento do animal.
A Polícia Militar Ambiental de Presidente Prudente informou ter conhecimento do aparecimento da onça-parda e afirmou que, na região do Oeste Paulista, há vários registros de moradores que relataram ver o animal em espaços urbanos.
Animal foi visto na madrugada desta quarta-feira (11), em Presidente Venceslau
Lucilene do Nascimento
Animais silvestres e as queimadas 🔥
Com o crescente número de ocorrências de incêndios em cidades do Oeste Paulista e em todo o Brasil, os animais silvestres são um dos mais afetados pelas tragédias.
Segundo o capitão Júlio César Cacciari de Moura, da Polícia Militar Ambiental de Presidente Prudente, os animais tendem a andar mais devido à fumaça e ao calor intenso, e podem se aproximar dos arredores de cidades ou até mesmo entrar em dentro de um espaço residencial.
A orientação é que, caso algum animal silvestre seja visto em área urbana, que não haja a tentativa de afugentar o animal ou de captura, mas que o cidadão entre em contato com a Polícia Militar Ambiental, para que a equipe verifique a melhor opção para que o animal retorne ao habitat natural.
Onça-parda 🐾
Também conhecida como suçuarana, puma, onça-vermelha e leão-baio, a onça-parda (Puma concolor) é a segunda maior espécie de felino do Brasil, só ficando atrás da onça-pintada (Panthera onca). Tem corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.
O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos. A pelagem da suçuarana tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro. Geralmente os animais que vivem em florestas são menores e mais escuros e os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.
Possuem hábitos noturnos (predominantemente) e diurnos, caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo.
Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. A suçuarana vive solitária, menos na época de acasalamento.
Pesquisas comprovaram que a suçuarana é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos. Ela consegue alimento em 75% das vezes em que parte para o ataque.
A alimentação inclui desde pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados e catetos), aves e répteis.
O período de gestação varia entre 84 e 98 dias, e nascem de um a seis filhotes, cada um com 220 a 440 gramas de peso.
A espécie é considerada vulnerável e ameaçada de extinção.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.