Ao todo, foram recuperados cerca de 620 mil kWh de energia elétrica. A eletricidade foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas
Energisa Sul-Sudeste
A concessionária Energisa Sul-Sudeste divulgou nesta quinta-feira (12) dados que mostram que, desde o início do ano de 2024, os furtos de energia elétrica, popularmente conhecidos como “gatos”, somam prejuízo superior a meio milhão de reais em cidades da região de Presidente Prudente (SP).
📲 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A eletricidade foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores, afetando diretamente o bolso dos clientes que pagam a conta em dia.
Segundo o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, a concessionária realizou 1.547 inspeções, que confirmaram 219 irregularidades e 620.120 kWh desviados, o que seria suficiente para abastecer cerca de 3,1 mil clientes durante um mês inteiro.
Ao todo, as irregularidades geraram um prejuízo de R$ 527.101,84.
“Os furtos e fraudes de energia impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, uma vez que os custos de energia decorrentes desses furtos são rateados entre todos, prejudicando diretamente quem paga suas contas em dia”, explicou o coordenador.
O estudo da concessionária foi realizado com o apoio de um sistema de inteligência que monitora o consumo de energia de 870 mil clientes em 82 cidades, e equipes em campo realizando inspeções periódicas em situações suspeitas.
“Quem furta energia está lesando os demais clientes e ainda colocando em risco a própria vida e dos vizinhos. Somente as equipes da Energisa têm autorização legal, instruções técnicas e de segurança para fazer serviços e quaisquer intervenções na rede elétrica. Ou seja, adulterar o medidor ou fazer ligações diretas na rede é um crime e uma prática de alto risco à vida”, concluiu.
Nos 24 municípios atendidos na região de Presidente Prudente, a Energisa mantêm uma rotina de monitoramento e inspeções técnicas, a fim de verificar quaisquer irregularidades no consumo de energia, seja em imóveis residenciais, comerciais e industriais, em áreas urbanas e rurais.
📞Serviço
Em casos de uso clandestino de energia, a orientação da concessionária é para que o morador denuncie de forma anônima por meio do site da Energisa ou pelo telefone 0800-7010-326.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.