Combate ao fogo teve início no fim de semana. Em Campinas (SP), chamas haviam destruído área equivalente a 120 campos de futebol até quarta-feira (11). Pico das Cabras tem pelo menos seis focos ativos de incêndios nesta quinta-feira
A região do Pico das Cabras, que abrange os municípios de Campinas (SP), Itatiba (SP) e Morungaba (SP), possui pelo menos seis focos ativos de incêndios nesta quinta-feira (12), segundo o Corpo de Bombeiros. Veja no vídeo acima.
🔔 Acesse o canal do g1 Campinas no WhatsApp
À EPTV, afiliada da TV Globo, o primeiro-tenente Bruno Sanches de Oliveira, do 19º Grupamento de Bombeiros, informou que a área foi sobrevoada pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, no fim da manhã desta quinta para identificação dos pontos ativos.
“As equipes já estão em solo fazendo o combate. O Águia também está trabalhando em uma das frentes nesse momento. Mais cedo, nós tivemos também um helicóptero contratado por uma das fazendas do entorno, que atuou também em outro ponto de combate no período da manhã. As equipes estão se revezando e atuando em várias frentes de trabalho”, detalhou o primeiro-tenente.
O parque localizado do Pico das Cabras é usado como base de apoio para as equipes que atuam no combate às chamas, que já dura quatro dias. De lá, bombeiros partem para “áreas quentes”, zonas próximas que ainda apresentam focos de incêndios.
“O nosso foco é combater os focos de incêndios na mata e impedir que se aproximem das residências. Nossa intenção principal é essa. A orientação que eu deixo é que os moradores do município de Morungaba se atentem a essa aproximação. Caso tenha algum ponto próximo às residências, nos acionem, liguem 193”, disse Oliveira.
Pico das Cabras tem pelo menos seis focos ativos de incêndios
Reprodução/EPTV
Destruição de 120 campos de futebol
O incêndio que atingiu, entre segunda-feira (9) e esta quarta (11), uma extensa área de preservação ambiental na Serra das Cabras, em Campinas (SP), consumiu uma área que equivale a 120 campos de futebol.
A informação foi confirmada pela Defesa Civil após um sobrevoo de drone no local. Segundo o órgão, a área total destruída é de 120 hectares.
O trecho afetado na metrópole corresponde a metade da Mata Santa Genebra, que tem 251,77 hectares. O balanço da área total atingida corresponde apenas ao território de Campinas.
As chamas começaram na segunda-feira na Estrada do Capricórnio e chegaram próximo ao Observatório Municipal Jean Nicolini, referência no Brasil em astronomia, mas o espaço foi preservado.
FOTOS: incêndio no Pico das Cabras atinge Museu Aberto de Astronomia
Suspeito preso
Na terça-feira (10), um homem foi detido suspeito de atear fogo no Pico das Cabras e, na quarta, a Justiça determinou que ele continue preso. Moradores da região monitoravam o carro do suspeito, com placas de Vinhedo (SP), desde o fim de semana.
O veículo foi visto novamente nesta terça e policiais realizaram a abordagem, localizando os seguintes objetos:
dois sacos de estopa branca;
dois frascos de substância inflamável;
uma lata de cera;
uma lata enrolada com linha;
uma mecha de estopa branca escondida na coifa.
De acordo com o registro da ocorrência, a suspeita é de que o homem, de 47 anos, seja responsável por incêndios no distrito de Joaquim Egídio, em Morungaba e Itatiba, destruindo pelo menos 150 alqueires de área de preservação ambiental.
Suspeito de atear fogo na região do Pico das Cabras foi encontrado após ser monitorado por moradores
Gustavo Biano/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas