Dados do TSE também mostram que os vereadores mais votados nas duas seções não eram dos partidos de Anderson ou Eduardo Cury. Anderson Farias (PSD) e Eduardo Cury (PL)
Gabriel Blois Moreira /g1
Quando Eduardo Cury desceu a escadaria da ETEP com a família, no domingo (6), o ambiente parecia bastante amigável para o candidato que estava a poucos passos da urna eletrônica.
Logo nos primeiros degraus, foi parado por três pessoas, com abraços e beijos. Ao entrar no salão de colunas azuis, onde as seções ficavam separadas apenas por correntes de plásticos presas em alguns suportes, mais abraços e cumprimentos. Mas o desempenho naquela seção de número 139, no Jardim Esplanada, ficou abaixo do que o candidato esperava.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Eduardo Cury teve 50 dos 206 votos registrados ali. Ou 25,38% dos votos válidos (em que se descartam brancos e nulos), um pouco abaixo dos 25,96% dos votos que teve em toda a cidade. Já Anderson conquistou 80 votos, equivalentes a 43,65% dos válidos – mais do que obteve em toda a cidade (39,66%).
Os dois políticos que disputam o segundo turno foram seguidos por Dr Elton (União), que recebeu 33 votos. Na quarta colocação, um empate: Wagner Balieiro (PT) e Prof Wilson Cabral (PDT) receberam 14 votos cada. Toninho Ferreira (PSTU) não recebeu nenhum voto na seção onde Eduardo Cury votou.
Já o vereador mais votado naquela seção foi Fernando Petiti (PSDB), da coligação de Cury. O candidato teve 17 votos. Em seguida, Helio Nishimoto (PSD) e Renato Santiago (União), com 11 votos cada. Petiti e Santiago tiveram votos suficientes na cidade para garantir uma cadeira na Câmara Municipal.
São José dos Campos terá segundo turno nas eleições municipais de 2024
A menos de 1 km de distância da ETEP, quase no mesmo horário, Anderson foi votar acompanhado pela família, o candidato a vice, Coronel Wilker (MDB) e o vice-governador, Felício Ramuth (PSD), numa escola particular, também na avenida Linneu de Moura. No caminho entre a entrada da escola e a porta da seção, recebeu abraços. Mas a aprovação que esperava, saiu da urna.
Concorrendo pela primeira vez, e tentando a reeleição ao mesmo tempo, Anderson teve 129 dos 286 votos registrados na seção 480. Traduzindo em votos válidos, foram 46,73% dos votos válidos, mais do que os 39,66% que obteve em toda a cidade, e mais do que o dobro dos 20,74% (56 votos) de Eduardo Cury naquela seção.
Dr Elton foi o terceiro mais votado (46 votos), seguido de Wagner Balieiro (21 votos), Prof Wilson Cabral (17 votos) e Toninho Ferreira (1 voto).
Renato Santiago, que já aparecia entre os mais votados na seção de Cury, foi o vereador com mais votos na seção de Anderson: 23. Em seguida, Cyborg (PP), 18 e Carlos Abranches (Cidadania). 14. Dos três, apenas Cyborg não conseguiu se eleger.
Anderson (PSD) e Eduardo Cury (PL) falam sobre 2° turno em São José dos Campos
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região