Farmacodermia: entenda o que pode ter causado reação alérgica em Virginia após parto


Influenciadora teve reação alérgica causada por medicamentos usados no pós-operatório. Virginia deu a luz ao terceiro filho, José Leonardo, no dia 8 de setembro. Influenciadora Virginia Fonseca mostra reação alérgica a medicamentos
Reprodução/Redes Sociais
A influenciadora Virginia Fonseca teve uma intensa reação alérgica dias após dar à luz ao terceiro filho, José Leonardo, em Goiânia. A equipe dela informou que, segundo Alessandro Alarcão, dermatologista responsável pelo atendimento, “Virginia provavelmente teve uma farmacodermia”, – reação alérgica causada por medicamentos usados no pós-operatório; entenda melhor abaixo.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ainda segundo a equipe da influenciadora, Virgínia “passa bem e em breve estará totalmente recuperada”. Ela contou aos seguidores na manhã desta quinta-feira (12) que teve que ir para o hospital na noite anterior e, por isso, sumiu das redes.
Entenda sobre a farmacodermia abaixo:
O que é farmacodermia?
O que causa?
Quais os sintomas?
É algo raro?
É perigoso?
Só acontece com grávidas ou puérperas?
Há prevenção?
Qual o tratamento?
O que é farmacodermia?
A médica dermatologista Melissa Alfredo explicou ao g1 que farmacodermia é processo alérgico que acontece após administração de algum medicamento.
“Existem diferentes tipos de farmacodermias, podendo ser leves se apresentando com manchas na pele, moderadas, com edema de mucosas, bolhas e inchaços ou até graves com descolamento da pele e necessidade de internação prolongada”, afirma.
O que causa?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) informa que a farmacodermia pode acontecer quando há excesso da dose de algum medicamento, por interação com outros medicamentos, por efeitos colaterais ou tóxicos, por uma reação individual diferente do efeito terapêutico, chamada de idiosincrasia, ou quando a pessoa desenvolve alergia da medicação.
Quais os sintomas?
Assim como compartilhado por Virginia, os sintomas da farmacodermia são manchas avermelhadas na pele, acompanhadas de coceira. A SBD alerta que as manchas podem comprometer toda a pele do corpo e a mucosa da boca e dos olhos.
A SBD alerta que nos casos mais graves, toda a pele se descola e há a necessidade de internação em unidade de terapia intensiva (UTI). Os rins e o fígado também podem entrar em falência. No caso da influenciadora, a internação não foi uma medida preventiva.
É algo raro?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a farmacodermia é muito comum pode acontecer em qualquer pessoa e em qualquer idade.
É perigoso?
Uma reação mais grave a medicamentos ocorre quando a pele reage devido a uma alergia à medicação. Segundo a SBD, isso não está relacionado à dose e pode acontecer em pessoas que se tornam sensíveis a certos medicamentos ou grupos de medicamentos, mesmo que já os tenham tomado antes sem nenhum problema.
Só acontece com grávidas ou puérperas?
Não, isso não tem relação direta. A médica dermatologista Bárbara Alvim explica que a farmacodermia pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive mulheres grávidas ou que acabaram de dar a luz.
“Não tem relação direta. Pode ter acontecido (com a Virginia) por alguma medicação que ela usou no parto, que ela usou após o parto. Mas relação direta por ter sido o parto, não”, orienta.
Há prevenção?
Melissa diz que a única prevenção a esse tipo de reação é evitar a automedicação.
A SDB reforça a explicação, dizendo que não é possível prever qual pessoa é alérgica a determinado medicamento. Mas, aquelas que já passaram por algum episódio alérgico, devem evitar a exposição a qualquer remédio semelhante – que tenha o mesmo princípio ativo – ao que tenha dado início ao processo anterior.
Qual o tratamento?
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Veja os detalhes do nascimento do filho de Virginia e Zé Felipe
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.