Plano de governo: Dr. Jenilson (PSB)


Candidato à prefeitura de Rio Branco pelo PSB, Jenilson Leite apresentou documento de 59 páginas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre as propostas, destacam-se o foco em saúde mental, reforma das duas Estações de Tratamento de Água e passe livre aos estudantes. Jenilson Leite, PSB
Arquivo pessoal
O candidato à prefeitura de Rio Branco, Dr. Jenilson (PSB), apresentou e cadastrou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponível desde o dia 15 de agosto. Nesta quarta-feira (11), ele foi o último entrevistado do g1, onde abordou os principais tópicos do documento.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
CONFIRA: g1 Acre entrevista Dr. Jenilson (PSB)
Com 59 páginas, o candidato, que tem Sanderson Moura como vice, traz dados sobre educação, saúde, cultura, direitos humanos, dentre outros tópicos. Sobre as propostas, ele elenca em ações estratégicas, que discute sobre o que pode ser feito no período de quatro anos.
Dr. Jenilson dividiu o plano em 14 temas. Confira abaixo alguns dos tópicos:
LEIA TAMBÉM:
Veja quem são os candidatos a prefeito de Rio Branco
ELEIÇÕES 2024: Veja a página especial do g1 AC
g1 fará entrevistas ao vivo com candidatos a prefeito de Rio Branco; veja como assistir
Saúde
As propostas da saúde são as primeiras elencadas no plano. Jenilson, que é médico, relata o período de pandemia de Covid-19 que atuou na linha de frente nas unidades de saúde e hospitais. Comenta ainda que são ferramentas importantes para a qualidade da oferta de serviços. “A garantia de estrutura adequada das Unidades, tanto em ambiência quanto em equipamentos e insumos, e atendimento humanizado são condições absolutamente necessárias”, diz.
O candidato destaca que a gestão precisa estar pautada em indicadores de estrutura, processos e resultados. Fala também em transparência, prevenção de doenças, foco em saúde mental e promoção de hábitos saudáveis.
As principais propostas para a pasta incluem: aprimorar o uso de tecnologia da informação (T.I) na gestão da Saúde, melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, ampliação da telemedicina, oferta de algumas especialidades como pediatria, neurologia e psiquatria, além de aperfeiçoar as ações de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Controle de Zoonoses.
Saneamento básico e meio ambiente
Dentre as propostas, quer ainda explorar energias limpas, tratamento de resíduos de reciclagem, trabalhar o urbanismo biomórfico nas edificações públicas e instituir recursos tecnológicos, como as câmeras de segurança.
O candidato quer ainda atrair indústrias de perfumaria, investir em energias limpas, arborização de praças e ruas, fortalecer programa de recuperação de igarapés, recuperar matas ciliares de micro rios, construir o plano de segurança hídrica, melhorar a regularidade do sistema de abastecimento e reformar as duas Estações de Tratamento de Água (ETAs).
Fala também em fomentar plantio e manejo de culturas permanentes e apoio à recuperação da produtividade de milhares de hectares degradados.
Segurança
Sobre segurança pública, o candidato cita o crescimento da violência, e comenta que ambas devem andar juntas. Quer também garantir atendimento humanizado para prevenir violência contra públicos vulneráveis, bem como fortalecer a Defesa Civil, implantar a guarda municipal, programas educacionais voltados ao crescimento pessoal e construir o Centro de Operações Integradas (COI).
Infraestrutura, mobilidade urbana e transporte público
Neste tópico, Dr. Jenilson diz que é imprescindível investimentos em mobilidade urbana, no transporte coletivo de qualidade, na valorização do transporte fluvial, na pavimentação das vias e consolidação da malha viária. Quer ainda estabelecer o Passe Livre a estudantes.
Ele destaca que o município tem obrigação de estabelecer a regularização de áreas públicas, com a finalidade específica de instaurar um Banco de Terras. Fala de déficit habitacional, quer instituir urbanização de lotes para distribuição às famílias de baixa renda e fomentar construção de casas populares. Também quer melhorar trafegabilidade dos ramais, modernizar mercados municipais, implementar sinalização turística e realizar a primeira Expo Turismo de Rio Branco.
Educação, cultura, esporte e lazer
Na Educação, Leite diz que quer incluir o saber científico e tecnológico nas escolas. Dentre os objetivos do mandato, caso eleito, pontua o acesso as escolas de educação infantil e ensino fundamental na idade certa, ampliação de vagas em creches e pré-escola, ofertas do ensino fundamental em tempo integral com duas escolas modelos, fortalecer e reestruturar o Programa Busca Ativa Escolar, com o intuito de erradicar a evasão escolar, e o programa Saúde Na Escola. Pontua que quer também cumprir o piso da educação básica e reformular o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), e convocar servidores do cadastro de reserva.
Sobre cultura, relata que a gestão municipal deve ser a executora das políticas públicas culturais e que preciso conhecer o que é produzido em Rio Branco. Como ações estratégicas, fala que quer fazer a manutenção e inovação dos equipamentos culturais e turísticos, bem como ampliar centros culturais, criar o calendário cultural municipal, fomentar a economia criativa e criar o portal ‘Rio Branco mais Cultura’.
No esporte e lazer, diz que quer identificar estudantes para investir em esportes de alto rendimento e retomar ações de fortalecimento do esporte e lazer. Como propostas, fala em realizar manutenção de equipamentos esportivos, reativar torneios esportivos, realizar jogos escolares e indígenas, criar o Centro Municipal de Esportes de Alto Rendimento e realizar eventos esportivos de integração e competição.
Direitos humanos
Ele frisa que cabe ao município financiar e executar políticas públicas específicas que promovam a igualdade, e diz que as políticas de direitos humanos vem sendo negligenciadas, citando a extinção da Secretaria da Mulher, Juventude e Igualdade Racial.
Como ações estratégicas, Jenilson quer criar a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, um observatório municipal, fortalecer o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reduzir a carga horária de trabalho para PCDs, apoiar produção familiar realizada por mulheres, fazer um plano emergencial para o enfrentamento ao feminicídio, bem como um programa de combate a gravidez na adolescência.
Fala ainda em criar grupos de convivência para pessoa idosa, grupos de recreação dançante, fortalecimento das ações de habitação para pessoas idosas, bem como implementação das disciplinas de história e cultura afro-brasileira e indígena nas unidades educacionais.
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.