Esse foi o terceiro encontro da série de debates realizados pelo g1. Participaram os candidatos Ana Beathalter (PRD), Beto Trícoli (PV), Daniel Martini (PL), Lucas Fries (PSOL) e Saulo Pedroso (PSD). Candidatos a prefeito de Atibaia, SP
Lucas Tavares/g1
Os candidatos à Prefeitura de Atibaia, Ana Beathalter (PRD), Beto Trícoli (PV), Daniel Martini (PL), Lucas Fries (PSOL) e Saulo Pedroso (PSD) participaram do debate realizado pelo g1 da Vanguarda na tarde desta quinta-feira (12).
Com transmissão ao vivo, o encontro teve cinco blocos e 1h30 de duração. O debate foi mediado pela apresentadora Talita França, da TV Vanguarda.
Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares. Representantes destes partidos estiveram na sede da Rede Vanguarda, em São José dos Campos, manifestaram interesse em participar do debate e assinaram um termo em que concordam com as regras.
Ao todo, foram convidados os cinco candidatos à prefeitura e todos estiveram presentes para o debate. Assista a íntegra do debate:
Debate g1 Atibaia – Íntegra
O debate foi dividido em cinco blocos:
Primeiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado;
Segundo bloco: candidatos responderam perguntas com temas livres;
Terceiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado;
Quarto bloco: candidatos responderam perguntas com temas livres;
Quinto bloco: candidatos fizeram suas considerações finais.
Debate g1 Atibaia – Parte 1
🎙 Primeiro bloco
Candidata Ana Beathalter (PRD) pergunta ao candidato Daniel Martini (PL) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Ana Beathalter (PRD) questionou o oponente Daniel Martini (PL): o tema sorteado foi segurança pública.
Daniel Martini (PL) disse que a cidade de Atibaia tem índices interessantes em segurança pública, mas que precisa avançar ainda mais. Segundo o candidato, esse tipo de avanço se faz com investimentos maciços na área, capacitação dos guardas civis municipais, armamento, condições que trarão um ambiente mais seguro. Ele disse que quer ampliar o efetivo da PM na cidade, conversando com o governador para trazer uma escola de formação de soldados para Atibaia, além de trazer o policiamento ostensivo por toda a cidade.
Ana Beathalter (PRD) relembrou um caso de assédio na cidade, problemas de iluminação que afetam também a segurança pública e apontou um secretário de segurança pública que, segundo ela, está condenado em primeira instância por formação de quadrilha.
Candidato Daniel Martini (PL) pergunta ao candidato Saulo Pedroso (PSD) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Daniel Martini (PL) questionou o candidato Saulo Pedroso (PSD): o tema sorteado foi mobilidade urbana.
Saulo Pedroso (PSD) disse que na gestão dele fez investimentos significativos em todas as áreas, mas que isso não teve continuidade na gestão seguinte. O candidato disse que pretende apresentar um plano diretor com lei relacionada ao solo para crescimento da cidade, com medidas na mobilidade com intervenção no tráfego, tarifa zero no transporte público e com veículos modernos.
Daniel Martini (PL) disse que votou contra o aumento abusivo promovido no governo do oponente, como no IPTU, taxa de água e falou sobre as ações de Saulo em Brasília, que voltou pela volta da cobrança do Dpvat.
Candidato Saulo Pedroso (PSD) pergunta ao candidato Beto Trícoli (PV) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Saulo Pedroso (PSD) perguntou para Beto Trícoli (PV): o tema sorteado foi habitação.
Beto Trícoli (PV) disse que quer retomar programas de habitação, fazer mapeamento da cidade, aprovar loteamentos, ter áreas organizadas e infraestrutura para habitação. Citou um plano de 5 mil unidades habitacionais e disse que a cidade precisa de várias modalidades, retomado imediatamente programas federais como ‘Minha Casa, Minha Vida’. Por fim, o candidato disse que a habitação na cidade foi interrompida, está caótica e deficiente, por causa da aprovação de novos empreendimentos sem planejamento.
Saulo Pedroso (PSD) citou que tem trabalhado com o governador Tarcísio, do Republicanos, para ter novas unidades habitacionais no programa do Governo do Estado e que pretende trabalhar na regularização fundiária.
Candidato Lucas Fries (PSOL) faz pergunta para candidata Ana Beathalter (PRD) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁Lucas Fries (PSOL) questionou a candidata Ana Beathalter (PRD): o tema sorteado foi saúde.
Ana Beathalter (PRD) disse que o gabinete dela, desde o primeiro dia, confrontou o prefeito com relação ao projeto questionado, disse que a Santa Casa está colapsada e as pessoas estão em situação desumana. A candidata discorreu sobre um valor milionário que foi proposto e que com esse mesmo valor poderia construir 46 postos de saúde, ponderando que era muito dinheiro para um só projeto e que era necessário ter responsabilidade com o uso do dinheiro público. A candidata disse que tem o objetivo de construir um hospital municipal, ampliar horários das unidades de saúde e reduzir a fila de especialidades médicas.
Lucas Fries (PSOL) disse que candidatos alinhados com governos de direita gostam de investir em infraestrutura urbana e deixar de investir em médicos. Ele apoia programas do governo federal como o chamado ‘Mais Médicos’, para melhorar a contratação de médicos na cidade.
Candidato Beto Trícoli (PV) pergunta ao candidato Lucas Fries (PSOL) no primeiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Beto Trícoli (PV) questionou Lucas Fries (PSOL): o tema sorteado foi desenvolvimento econômico.
Lucas Fries (PSOL) disse que não dá para pensar em desenvolvimento econômico com investimentos desastrosos que hoje estão em inatividade para executar os serviços públicos. A par disso, o candidato disse que traz propostas concretas de investir em agricultura familiar, economia circular, retomando essa identidade do trabalhador com o campo, quer trazer empresas de tecnologia para o município, buscar turismo, desenvolvimento na periferia e no campo, com uma política de transferência de renda e desenvolvimento local.
Beto Trícoli (PV) disse que quando governou, o país crescia 3%, São Paulo crescia 6% e Atibaia de 10% a 12%, um crescimento substancial, efetivo, pois ele diz que implantou o efetivo fiscal, fez o enfrentamento da leitura de infraestrutura, entre outras ações, que culminaram no crescimento da cidade.
Debate g1 Atibaia – Parte 2
🎙 Segundo bloco
Candidato Daniel Martini (PL) pergunta ao candidato Saulo Pedroso (PSD) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Daniel Martini (PL) perguntou para Saulo Pedroso (PSD): o tema era livre e o candidato questionou o oponente sobre a decisão de ter deixado o cargo de deputado federal para disputar o cargo de prefeito em Atibaia, se isso não seria uma traição com o eleitor que o elegeu.
Saulo Pedroso (PSD) disse que tem amor, carinho e gratidão pela cidade, amor de quem está vendo que a cidade passa por um processo de estagnação. Ele disse que não vê pulso firme, propostas para que a cidade possa prosperar e ter qualidade de vida. O candidato alega que teve que ter o desprendimento de deixar o cargo de deputado federal, para voltar a ser prefeito e dar conta de fazer o que os concorrentes não estão conseguindo fazer, segundo ele.
Daniel Martini (PL) disse que Saulo foi prefeito por oito anos e ele nunca foi prefeito, que a conta dos problemas em Atibaia era do oponente que já esteve à frente da prefeitura. O candidato disse que Saulo aparece como bom moço falando que vai resolver problemas que ele mesmo criou e afirmou que o oponente tem que ficar em Brasília e não trair o eleitor, que em Brasília a representatividade é importante, pois é uma oportunidade para trazer recursos para a cidade e abrir portas para programas do governo federal.
Candidato Saulo Pedroso (PSD) faz pergunta para candidata Ana Beathalter (PRD) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Saulo Pedroso (PSD) questionou Ana Beathalter (PRD): a pergunta era de tema livre e Saulo afirmou que estão cortando orçamento para abrir hospital, mas o atual prefeito publicou decreto de calamidade financeira, com a prefeitura parcelando fornecedor. Ele alegou que a cidade nunca passou por um colapso financeiro como este e questionou a oponente.
Ana Beathalter (PRD) disse que quem estava administrando a área de finanças era um indicado de Saulo e que, como uma vereadora responsável que cumpre o papel de fiscalização, ela acompanhou as audiências públicas de metas fiscais. A candidata disse que Atibaia não está com essa terra arrasada e que as pessoas que trabalham na atual gestão foram indicadas por Saulo.
Saulo Pedroso (PSD) disse que de fato ele errou na sucessão, mas que a oponente, de fora, assistindo todo esse erro, decidiu apoiar e defender a gestão. O candidato disse que greve no transporte é sinal de terra arrasada, a falta de pulso firme e conteúdo para administrar a cidade também. Saulo disse que o povo sabe que se ele tivesse a oportunidade de ser prefeito por três vezes, hoje o tema da campanha seria outro.
Candidato Lucas Fries (PSOL) pergunta ao candidato Daniel Martini (PL) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Lucas Fries (PSOL) questionou Daniel Martini (PL): a pergunta era de tema livre e Lucas questionou se Daniel em algum momento foi cotado como vice de Saulo e como a campanha dele pretendia defender meio ambiente e patrimônio histórico sendo ele um candidato do PL.
Daniel Martini (PL) disse que nunca foi vice de Saulo. Em relação ao campo político, ele disse que está muito clara a trajetória política, que as pautas de meio ambiente sempre foram defendidas com muita clareza por ele, visando proteger as características naturais e culturais. Ele disse que é necessário organização e planejamento da cidade para que Atibaia não viva um colapso hídrico e colapso de planejamento urbano.
Lucas Fries (PSOL) disse que quem está indicando a solução é o criador do problema e não sabe como o oponente vai colocar marcos regulatórios “com a turma do PL sustentando sua candidatura”. Ele disse que o governo federal tem coragem para investir e apontou a conduta do PL em outras situações.
Candidato Beto Trícoli (PV) pergunta ao candidato Lucas Fries (PSOL) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Beto Trícoli (PV) questionou Lucas Fries (PSOL): o tema era livre e ele perguntou sobre saúde.
Lucas Fries (PSOL) disse que estão prometendo hospital a preço de ouro, sem previsão de contratar um médico. Ele considerou que esse contrato é um escárnio e é um escárnio dizer que vai fazer isso no primeiro dia de mandato. O candidato seguiu dizendo que é preciso estreitar relacionamento com o governo federal, para contratar médicos para a cidade, que não adianta construir hospital e não ter médicos nas UBSs e apontou um problema sobre falta de especialistas nos postos de saúde.
Beto Trícoli (PV) disse que antes de afirmar que vai construir hospital, tem que pactuar que o hospital será regional e é um equívoco dizer que o hospital será municipal. Ele disse que como na gestão dele ele fez o AME, da mesma forma quer organizar a região, para decidir se virá um hospital regional financiado pelo governo federal.
Candidata Ana Beathalter (PRD) pergunta ao candidato Beto Trícoli (PV) no segundo bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Ana Beathalter (PRD) perguntou para Beto Trícoli (PV): a pergunta tinha tema livre e ela perguntou como é estar concorrendo com uma liminar judicial.
Beto Trícoli (PV) disse que a Justiça tem que dizer quem pode e quem não pode ser candidato, que o voto ele ganha na urna e conquistando a população. O candidato disse que nunca teve receio de enfrentar o que era necessário e que na sua gestão desmanchou um lixão, “a máfia da Santa Casa”, “a agiotagem que acontecia lá dentro” e desmontou uma série de situações.
Ana Beathalter (PRD) questionou novamente o oponente, perguntando se ele queria dizer que um prefeito quando eleito deve fazer cumprir a lei estando condenado e disse que a coligação tentou impugnar o candidato pelo mesmo processo. Questionou se isso tem lógica e não deve ser levado ao conhecimento do telespectador. E fez uma analogia dizendo que as portas de casa não devem ser abertas para qualquer um.
Debate g1 Atibaia – Parte 3
🎙 Terceiro bloco
Candidato Saulo Pedroso (PSD) pergunta ao candidato Daniel Martini (PL) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Saulo Pedroso (PSD) questionou o oponente Daniel Martini (PL): o tema sorteado foi habitação.
Daniel Martini (PL) disse que, se eleito, vai começar com gestão eficiente, fazendo regularização fundiária, com legislação específica para isso e gente competente à frente da secretaria. Ele disse que vai regularizar imóveis e vai entregar muito para a população. O candidato afirmou que vai trabalhar em conjunto com o governo estadual e federal para expandir o número de unidades habitacionais, para tirar pessoas em situação de risco, entre outras ações.
Saulo Pedroso (PSD) disse que articulação política com governo federal e estadual é necessário e que a cidade precisa de alguém com sensibilidade, que tenha carinho por Atibaia e que faça o que já fez no passado, com uma revolução na área da habitação.
Candidato Lucas Fries (PSOL) pergunta ao candidato Saulo Pedroso (PSD) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Lucas Fries (PSOL) questionou Saulo Pedroso (PSD): o tema sorteado foi educação.
Saulo Pedroso (PSD) disse que elaborou plano diretor, mas a câmara não teve maturidade e votou contra o plano. Ele disse que ninguém é a favor desse movimento desenfreado que vem acontecendo em Atibaia e que o tempo será recuperado no próximo governo. Ele defende ampliação e modernização das escolas, que o ambiente escolar seja tranquilo e de qualidade, pois tem equipe técnica qualificada. Citou que na gestão dele a cidade registrou um Ideb histórico e também propôs inclusão no ensino.
Lucas Fries (PSOL) disse que não houve projeto para incremento de vagas em creche, que há uma fila exponencial da creche, que atualmente estão tirando merenda dos alunos, reduzindo horário da creche e colocando o terceiro setor para cuidar das crianças.
Candidato Beto Trícoli (PV) faz pergunta para candidata Ana Beathalter (PRD) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Beto Trícoli (PV) questionou Ana Beathalter (PRD): o tema sorteado foi meio ambiente.
Ana Beathalter (PRD) disse que sabe que desde 2016, com o plano diretor desatualizado, abriu-se uma lacuna para especulação imobiliária, culminando com o problema de falta de abastecimento de água que Atibaia vive hoje, segundo ela. A candidata citou bairros da cidade sem água, disse que nas torneiras chega água turva parecendo café e que é impossível de usar. Ela alega que o problema é fruto das gestões de 2013 pra cá.
Beto Trícoli (PV) disse que o plano diretor previa legislações específicas, código de urbanismo e meio ambiente, implementação de parques lineares, preservação da Pedra Grande, precauções de garantias aos eventos extremos, e isso foi desprezado.
Candidata Ana Beathalter (PRD) pergunta ao candidato Beto Trícoli (PV) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Ana Beathalter (PRD) questionou Beto Trícoli (PV): o tema sorteado foi meio ambiente novamente.
Beto Trícoli (PV) disse que foi secretário de urbanismo e meio ambiente, que trabalhou para implantar o Parque Estadual da Itapetinga, que fez todas fiscalizações para implantação, foi eleito deputado estadual, presidente da comissão de meio ambiente, buscou verbas e emendas orçamentárias para que os planos fossem executados e conseguiu plano de combate às enchentes, que tudo que fez foi é essencial.
Ana Beathalter (PRD) rebateu o candidato perguntando sobre onde ele esteve de 2009 até o momento, disse que acompanha o orçamento e que não tinha conhecimento sobre os projetos que ele alegou ter feito e quis entender como as ações dele impactavam a população.
Candidato Daniel Martini (PL) pergunta ao candidato Lucas Fries (PSOL) no terceiro bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁Daniel Martini (PL) questionou Lucas Fries (PSOL): o tema sorteado foi mobilidade.
Lucas Fries (PSOL) disse que a política liberal deve ser combatida e que tarifa zero é algo que a esquerda defende. Ele afirmou que a mobilidade urbana precisa acompanhar as cidades que estão na vanguarda do desenvolvimento global.
Daniel Martini (PL) disse que defende a tarifa zero, melhorar o fluxo do trânsito na cidade, acabar com as máfias do radar e com o congestionamento no horário de pico.
Debate g1 Atibaia – Parte 4
🎙 Quarto bloco
Candidato Lucas Fries (PSOL) pergunta ao candidato Saulo Pedroso (PSD) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Lucas Fries (PSOL) perguntou para Saulo Pedroso (PSD): o tema era livre e ele questionou o oponente sobre a diferença de ser apoiado por Tarcísio e Bolsonaro e qual era o plano de governo dele.
Saulo Pedroso (PSD) disse que trabalhou para integrar a cidade, infraestrutura e habitação, citou bairros que tiveram melhorias na gestão dele. O candidato disse que não participa de eleição pra ficar defendendo modinha, que a conexão com o governo federal e estadual é por acreditar no trabalho que vem sendo feito e tem alegria de contar com o apoio do Republicanos, disse que cidade de Atibaia é uma locomotiva que pode puxar a região bragantina toda.
Lucas Fries (PSOL) disse que faltam políticas públicas para a periferia e zona rural, que as pessoas estão sem vagas na creche e disse que o Saulo não pode ser visto como uma referência em boa gestão. Por fim, disse que sente que não vê o pobre como destaque no plano de governo dos oponentes.
Candidato Beto Trícoli (PV) pergunta ao candidato Daniel Martini (PL) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Beto Trícoli (PV) perguntou para Daniel Martini (PL): o tema era livre ele perguntou sobre as enchentes.
Daniel Martini (PL) disse que o clima tem acentuado as questões pluviométricas, lembrou as chuvas que assolaram a cidade excedendo o que se esperava de volume de chuva, causando alagamentos e danos para a população. Disse que a saída é trabalhar na prevenção, aumentar as medidas de desassoreamento dos rios e fazer integração com os governos para obter recursos.
Beto Trícoli (PV) afirmou que o oponente foi coordenador da Defesa Civil, que na época houve luta para que se implantasse um fundo municipal para casos como esse e disse que várias dessas medidas que o candidato sugeriu poderiam ter sido feitas quando ele era coordenador da Defesa Civil.
Candidata Ana Beathalter (PRD) pergunta ao candidato Lucas Fries (PSOL) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Ana Beathalter (PRD) questionou Lucas Fries (PSOL): o tema era livre e ela questionou o que Lucas acha de um outro candidato estar concorrendo com liminar e ter criminosos ao lado dele.
Lucas Fries (PSOL) disse que, infelizmente, a organização política de Atibaia é um grande problema e que é preciso dizer que por mais que se aponte que uma candidatura ou outra tem alguém condenado, o que é uma lástima, confunde o eleitor. Ele disse que acredita no diferente, que uma participação popular pode transformar Atibaia e que o plano de governo do PSOL traz o povo no centro.
Ana Beathalter (PRD) afirmou que os 30% da população que está em situação de vulnerabilidade social precisa de oportunidade de trabalho e renda, mas que Atibaia acaba afastando muitos investidores por falta de segurança jurídica e política. Ela quer resgatar a confiança do investidor para que ele possa vir criar raízes em Atibaia.
Candidato Daniel Martini (PL) faz pergunta para a candidata Ana Beathalter (PRD) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Daniel Martini (PL) perguntou para Ana Beathalter (PRD): a pergunta era de tema livre e ele questionou o que fez a oponente escolher ser vice de Emil Ono.
Ana Beathalter (PRD) disse que viu situações que poderiam ser aperfeiçoadas na gestão, como problemas na saúde. Afirmou que houve um diálogo saudável, que motivou a firmar a parceria. Disse que quer zerar problemas na cidade, quer fazer mais pela cidade e colocar Atibaia nos trilhos.
Daniel Martini (PL) disse que não há incoerência da parte dele, que na trajetória política não há o que não ligue ele a um campo que não seja o conservador, que ele possui princípios e valores cristãos e apoiou Bolsonaro e Tarcisio.
Candidato Saulo Pedroso (PSD) pergunta ao candidato Beto Trícoli (PV) no quarto bloco.
Reprodução/TV Vanguarda
🔁 Saulo Pedroso (PSD) questionou Beto Trícoli (PV): o tema era livre e ele perguntou sobre saúde.
Beto Trícoli (PV) disse que ele não é contra o hospital, mas tem que ser regional e SUS, com financiamento do governo federal e estadual. Segundo ele, a saúde não pode esperar e falou sobre o tempo que vai levar para se construir um hospital, se equipar um hospital. Ele afirma que tem que ter um ajuste dentro do SUS e do sistema, com duas unidades 24h, que só será possível com o programa Mais Médicos e apoio do governo.
Saulo Pedroso (PSD) disse que precisa de um hospital com leitos que tenha capacidade de atender a cidade, que a quantidade atual não está mais dando conta, com isso tem gente que não tem oportunidade de ter acesso e não tem como transferir essa responsabilidade para o governo federal e governo estadual.
Debate g1 Atibaia – Parte 5
🎙 Quinto bloco
No quinto bloco, os cinco candidatos que participaram do debate tiveram um minuto para fazer suas considerações finais. A ordem de fala foi determinada por sorteio.
Veja o que cada um disse:
Candidata Ana Beathalter (PRD) faz suas considerações finais.
Reprodução/TV Vanguarda
Ana Beathalter, (PRD)
“Caro eleitor e eleitora de Atibaia, nossa cidade não merece retrocesso, agora você sabe que tem o 25 como opção, serei a primeira prefeita de Atibaia. Na câmara municipal, como vereadora, defendo com muita coragem e determinação as pautas de seu interesse. Como prefeita, vou trabalhar cada dia mais para honrar sua família com trabalho de qualidade, com serviços de qualidade. Vou cuidar de você e da sua família. Sou bacharel em direito com especializações, estou acumulando mais de 15 anos como vereadora com experiência na administração pública municipal. Sou casada, mãe de dois filhos, ficha limpa. Dia 6 de outubro vamos votar 25, Ana prefeita”, disse.
Candidato Daniel Martini (PL) faz suas considerações finais.
Reprodução/TV Vanguarda
Daniel Martini, PL
“Primeiro lugar quero agradecer a Deus pela oportunidade de mais uma vez disputar a eleição. Colocar à disposição da nossa cidade para fazer o que nós pudermos fazer por ela. Muito feliz de estar aqui, fazer essa candidatura, como já dito ficha limpa, podendo concorrer, apresentando propostas efetivas de melhoria das condições de vida dos nossos cidadãos. Nossa candidatura zela e defende princípios condicionais e valores morais, principalmente Deus, pátria, família e liberdade. Por isso, estamos conversando com você morador de Atibaia, que acredita que além de um governo sério e eficiente que faça gestão correta dos serviços públicos, sem nenhum ato de improbidade, mas com muita consciência. Você quer também ter a segurança de ter um gestor dos mesmos princípios e valores da sociedade brasileira”, disse.
Candidato Saulo Pedroso (PSD) faz suas considerações finais.
Reprodução/TV Vanguarda
Saulo Pedroso, PSD
“Agradecer ao g1, trazer as nossas propostas e falar da nossa Atibaia, que tenho um carinho enorme, tenho um desejo de voltar a ser prefeito novamente para enfrentar os desafios. Atibaia é uma cidade que cresce e que prospera e apresenta desafios permanentemente, desafios que são constantes e que precisam de um governo que acompanhem esse processo, fazendo com que Atibaia tenha qualidade de vida, um crescimento e um planejamento, um Governo eficiente, uma realização de obras que são importantes, que cuide da saúde, que cuide da educação, tenha coragem de entregar hospital e zerar a fila de vagas na creche, tenha coragem de implantar e tenha capacidade de implantar o tarifa zero, que conheça a cidade e seja próximo as pessoas, fazendo a diferença pra quem mais precisa”, disse o candidato.
Candidato Lucas Fries (PSOL) faz suas considerações finais.
Reprodução/TV Vanguarda
Lucas Fries, PSOL
“Ser ficha limpa é uma obrigação de quem vem concorrer a um cargo público. Eu venho do setor privado, sou advogado, nunca exerci cargo público para vir aqui denunciar a você cidadão esses 50 tons de bolsonarismos e de Tarcisios que estão aqui prometendo coisas que não vão conseguir entregar. A política liberal está pedindo para reduzir investimentos em saúde e em educação, contingenciar os gastos públicos. Tem candidato do PL aqui dizendo que defende marco ambiental e regulatório histórico, na contramão do próprio Ricardo Salles. Isso é uma incongruência tremenda para Atibaia e a gente precisa ter coragem de dizer mesmo com a rejeição que se instaure e que vocês acreditem que se tem as políticas do PSOL, do PT e do Governo Federal, que o único projeto que inclui o pobre no orçamento, pensa em moradia popular, transporte público, que agora estão nos copiando, é a candidatura do PSOL. Então vote 50, faz o L”, disse o candidato.
Candidato Beto Trícoli (PV) faz suas considerações finais.
Reprodução/TV Vanguarda
Beto Trícoli, PV
“Olha muita gente perguntando por que quero voltar a ser prefeito, e eu já disse em alguns debates que é porque deixamos preparado e planejado, inclusive orçamentos, e não fizeram metade pelo menos. Planos diretórios que foram debatidos democraticamente, construídos com todas as forças vivas à época de Atibaia e a gente tem que retomar isso. Atibaia é uma cidade linda, boa de se viver. Mas muita gente não está tendo acesso aos benefícios desse crescimento e isso a gente tem que fazer. Convido você a conhecer tudo que fizemos, são 417 ações relevantes e estruturantes que permitiram a cidade a chegar onde chegou agora, mas ela tá no colapso, se não, não estaria na situação de água, esgoto, trânsito, e aí você poderá ver também as nossas mais de 200 propostas que serão executadas nesses próximos 4 anos. Conto com você, visite nossas redes sociais e se aproxime das ideias”, disse o candidato.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina