O fogo começou na tarde desta quarta-feira (11), em Bananal, perto da divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. À noite, a floresta ficou vermelha. Bombeiros e voluntários combatem focos de incêndio na Serra da Bocaina
Reprodução/TV Globo
Os focos de incêndio chegaram à Serra da Bocaina, na divisa do Rio de Janeiro com São Paulo. A região é patrimônio mundial da Unesco.
Dava para ver a fumaça a quilômetros do topo da montanha. O fogo começou na tarde desta quarta-feira (11), em Bananal, na Serra da Bocaina, perto da divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. À noite, a floresta ficou vermelha. O Itanael teve que sair de casa.
“De madrugada foi um horror, a respiração, ardido, mato queimado e fumaça”, diz o produtor rural, Itanael Gonçalves Lopes.
À noite, a floresta ficou vermelha na Serra da Bocaina
Reprodução/TV Globo
Nesta quinta-feira (12), a casa dele foi usada como ponto de partida para as equipes de combate ao fogo. Bombeiros e voluntários cruzaram as cinzas para chegar aos pontos que continuam ardendo.
“Está difícil, cara, a gente bate, o fogo pula, o fogo salta, mas a gente vai tentar, a gente vai tentar até onde der. Deus está conosco”, afirma o voluntário, Antonio Carlos de Oliveira.
Todos os locais com foco de incêndio são de difícil acesso, mas em um verdadeiro paredão, para combater o fogo, só mesmo com ajuda de um helicóptero da Polícia Militar.
“A maior dificuldade e o ponto principal é a questão do terreno. O relevo aqui é muito íngreme e tem diversos pontos com focos que a gente não consegue acessar terrestre. O nosso efetivo está distribuído em alguns pontos que conseguimos acessar, especificamente hoje, em três pontos”, explica o primeiro tenente do Corpo de Bombeiros, Lucas Chicarino do Nascimento.
Bombeiros e voluntários combatem focos de incêndio na Serra da Bocaina
Reprodução/TV Globo
Uma moradora só chegou no sítio da família quando a casa já estava cercada pelo fogo.
“Nossa, um desespero, né? Meu pai amava esse lugar. Deus ajude que chova logo para acabar com isso, né? Os animais ficam com fome, não tem nada para comer. Rezo a Deus que chova logo”, relata a dona de casa Sirlei Vallim.
Casa cercada pelo fogo na Serra da Bocaina
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação próxima à Serra da Bocaina, em Bananal