Candidato à prefeitura de Rio Branco foi o quarto e último entrevistado nesta quinta-feira (12) no g1. Entrevistas foram transmitidas ao vivo no site do g1 AC. g1 Acre entrevista o candidato Dr. Jenilson, do PSB
O ex-deputado e atual candidato à Prefeitura de Rio Branco, Dr. Jenilson (PSB), foi o quarto e último entrevistado do g1 nesta quarta-feira (11) na rodada de entrevistas do primeiro turno das Eleições 2024. Conforme a ordem de sorteio, ele teve 20 minutos para defender suas ideias e apresentar suas propostas.
O candidato aproveitou seu tempo para falar sobre suas propostas, incluindo a criação de um centro de saúde exclusivo para mulheres, passe livre para estudantes e transferência do Centro Pop para outro local fora do Centro de Rio Branco.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Confira o plano de governo de Dr. Jenilson (PSB)
ELEIÇÕES 2024: Confira a página especial do g1 AC
g1 fará entrevistas ao vivo com candidatos a prefeito de Rio Branco; veja como assistir
Jenilson começou falando sobre suas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher caso seja eleito.
“Primeira coisa que a gente tem que retomar é a Secretaria da Mulher. Isso é um compromisso que está no nosso plano de governo. Porque a partir daí vamos traçar todas as políticas públicas, com diretrizes, estratégias adequadas para que assim a gente possa diminuir esse índice que nos envergonha tanto. No nosso governo não iremos tolerar nenhum tipo de assédio contra as mulheres. Seja de qualquer natureza”.
O ex-deputado disse ainda que deve dar atenção especial à saúde da mulher.
“Percebo que há um vácuo muito grande nessa área de saúde da mulher. No nosso plano de governo está o compromisso de criar um espaço para tratar só as mulheres. A gente está chamando de centro especializado de saúde da mulher. Isso é política de saúde pública”.
Questionado sobre o transporte público, ele respondeu:
“Se tem pouco ônibus, a gente precisa fazer uma licitação para que se coloque mais ônibus. Se os ônibus estão velhos, tem que ter na licitação a exigência de que sejam ônibus novos. E a gente precisa trabalhar nas ruas os quatro anos, não deixar pra tapar buraco só no último ano que é ano eleitoral. Queremos ter programas que de fato eles possam trabalhar quatro anos para que a sua rua e nossa cidade fiquem mais bonitas”.
Jenilson falou ainda sobre sua proposta de passe livre para estudantes.
“Nós percebemos que outras cidades brasileiras fazem e nós entendemos que estudar é uma prioridade, é um investimento que você faz. O transporte estudantil na nossa gestão vai ser uma prioridade. E se outras cidades são capazes de fazer, nós também vamos estudar a maneira de fazer”.
Em seguida ele disse que pretende pedir auxílio de outras instâncias para solucionar os problemas de água e de saneamento básico na capital.
“Vamos buscar o governo federal, o governo estadual e também utilizar os recursos do município para fazer os ajustes, as parcerias adequadas para que você [eleitor] possa ter menos problemas com a água no seu bairro. É modernizar o sistema de captação, pegar ajuda do governo federal para fazer expansão de rede, diminuir a perda de água ao longo da distribuição e pensar o futuro , pensar um grande reservatório”.
A pergunta seguinte foi sobre a proposta dele para enfrentar os efeitos de eventos climáticos extremos.
“A gente precisa sair desse ciclo, encheu, Expoacre, vazou, o bairro novamente. A gente precisa dar outras opções para a população. Precisamos retomar os programas habitacionais de verdade. Sem querer fazer sozinho mil e uma casas num dia. Nem o Superman faz! É difícil o Superman fazer mil e uma casas num dia e entregar. Nós vamos buscar recursos com o governo federal, Minha Casa Minha Vida. Buscar recursos para poder dar continuidade aos projetos habitacionais que já foram feitos lá atrás por governos anteriores”.
No mesmo eixo, ele respondeu sobre o abastecimento das comunidades rurais, que são as mais afetadas no período de estiagem.
“Temos uma série de programas do governo federal que podem chegar a Rio Branco, para que a gente possa dar as pessoas a possibilidade de elas captarem sua água. Não dá para a prefeitura ficar levando caminhão pipa de água para a zona rural. Na zona rural passa igarapé, tem cacimba, passa rio. Temos que dar as condições passa que elas possam captar e tratar a água nas suas comunidades”.
O candidato respondeu ainda se achava que a contratação de médicos formados no exterior e que ainda não tenham CRM poderia ajudar a suprir a falta de profissionais nas unidades de saúde da capital.
“Fora das regras do jogo, não vamos admitir que pessoas trabalhem sem estar dentro do programa Mais Médicos. É preciso que elas façam uma prova de revalidação para que assim ela possa ajudar a nossa população”.
O candidato respondeu ainda sobre suas políticas para a população LGBTQIAPN+.
“As políticas públicas para esse público vamos desenvolver conversando com as pessoas que são desse público. Ouvindo, sabendo quais são suas principais demandas, quais são os principais preconceitos que elas enfrentam no dia a dia. Um bom gestor é aquele que tem a capacidade de ouvir as pessoas”.
A última pergunta foi sobre como acolher e reintegrar pessoas em situação de rua à sociedade.
“As pessoas em situação de rua hoje são tratadas como animais. Aquele é um problema de saúde pública. Vamos tirar o Centro Pop do Centro de Rio Branco e vamos levar para uma região onde essas pessoas possam receber não só uma marmitinha. Vamos levar para um lugar onde possam receber além do alimento, tratamento, banho, dormida”.
Por fim, nas considerações finais ele explicou porque quer ser eleito.
“Fui o deputado mais produtivo, quero dar tudo de mim, o que for possível. Quando saí do Parlamento, fui para dentro dos hospitais ajudar nossa população na pandemia. Quero usar aquela mesma energia para poder trabalhar por Rio Branco”.
Dr. Jenilson foi o quatro e último entrevistado na sabatina do g1 Acre nesta quinta-feira (12)
Divulgação
Confira a ordem das entrevistas:
09/09 – Tião Bocalom (PL)
10/09 – Jarude (Novo)
11/09 – Marcus Alexandre (MDB)
12/09 – Dr. Jenilson (PSB)
Conteúdos especiais do g1
Pela primeira vez, o g1 publicou reportagens automatizadas com as listas de candidatos a prefeito e vereador de cada um dos 22 municípios do Acre nas eleições de 2024. Clique aqui para ver os candidatos da sua cidade.
Além das reportagens automatizadas, o portal também lançou o “Quem Eu Escolho”, plataforma interativa que reúne todos os candidatos a prefeito e vereador e permite que o eleitor faça filtros por gênero, cor, profissão e nome de cada um. Para acessar a plataforma, clique aqui.
O g1 também atualiza, diariamente, desde o dia 2 de setembro, a agenda dos candidatos. A ordem disposta é com base na forma que os candidatos cadastraram o nome no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para conferir a agenda diária, clique aqui.
VÍDEOS: g1