Ventos mais fortes e mais chuva: crise climática potencializou os efeitos do furacão Milton, dizem especialistas


Pesquisadores da Europa, Ásia e Estados Unidos apontam que aquecimento global fez com que o furacão tivesse ventos 10% mais fortes e 20% mais chuva. Especialistas temem aumento de furacões por causa do aquecimento global
A crise climática do planeta aumentou em 10% a força dos ventos e em 20% o volume de chuvas do furacão Milton, que atingiu o estado americano da Flórida no dia 09 de outubro, apontam pesquisadores de universidades dos EUA, da Europa e da Ásia.
Especialistas do Imperial College, de Londres, concluiu também que os danos causados pelo Milton podem ter sido duas vezes maiores do que seriam há 40 anos, quando a temperatura média do planeta era menor.
O furacão atingiu a categoria cinco, a maior na escala de intensidade de furacões, com ventos acima de 250 km/h. Números oficiais apontam que pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 6 milhões foram obrigadas a deixar suas casas.
Furacão Milton: fotos mostram locais atingidos antes e depois
Milton chegou à costa pouco tempo depois de outro furacão, o Helene, que passou por seis estados e matou mais de 200 pessoas nos Estados Unidos.
Daqui em diante, garantem especialistas, a incidência de furacões mais potentes deve aumentar por conta do aquecimento global e do aumento da temperatura dos oceanos.
Como funcionam os furacões
Os furacões nascem a partir de ciclones tropicais. É um movimento natural de evaporação da água, que cria um caminho de circulação de ar entre a água do mar, em temperaturas de cerca de 27ºC, e a atmosfera, de temperatura mais baixa.
Com o aumento da temperatura do oceano, mais água evapora, o que acaba por baixar a pressão atmosférica e aumentar a velocidade com que o vapor da água sobe. Por causa da rotação da Terra, os ventos formados a partir desse movimento giram em velocidade crescente, criando o núcleo do furacão.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.