Operação Lambuja investiga o uso irregular de R$ 300 mil destinados ao amparo de animais em Porto Velho. Investigação aponta uso irregular de verba pública para compra de veículo e suprimentos, com possíveis fraudes na prestação de contas. Polícia Civil – Decor
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), iniciou a Operação Lambuja na manhã desta terça-feira (10), para cumprir oito mandados de busca e apreensão em residências e em uma Organização Não Governamental (ONG) de amparo aos animais em Porto Velho.
A ação investiga irregularidades no uso de R$ 300 mil, cedidos à ONG através de uma emenda parlamentar. A investigação começou após a denúncia apontando que a verba, repassada pela a Secretaria Municipal de Meio Ambiente à ONG, foi mal utilizada.
Documentos falsos teriam sido inseridos na prestação de contas e o abrigo de animais estaria em condições precárias, apesar do valor recebido. Além disso, um veículo adquirido com recursos estaria sendo usado para fins pessoais e políticos da vereadora que solicitou a verba.
O dinheiro foi destinada à compra de suprimentos e a melhoria das condições do abrigo, mas a Polícia Civil percebeu que nenhuma melhoria aparentava ter sido feita no local e os gastos relativos à alimentação dos animais não corresponderiam ao valor usado para alimentá-los .
As diligências realizadas pela Decor visam coletar mais provas para fortalecer o inquérito. A operação também busca identificar os envolvidos e suas respectivas responsabilidades, para garantir o ressarcimento dos valores desviados.