Força-tarefa é montada para proteger do fogo mais de 600 pinturas rupestres de Parque Arqueológico em MG


Treze militares participam da ação de combate, que também conta com um helicóptero; entorno registra fogo há mais de uma semana. Local também abriga mamíferos, aves e répteis. Parque Arqueológico com 500 pinturas rupestres sofre há mais de uma semana com incêndio
A administração do Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, com o apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Andrelândia e brigadistas voluntários, formaram uma força-tarefa para proteger as 650 pinturas rupestres, com 3.500 anos de idade que ficam no local. Há mais de uma semana, são registradas queimadas no entorno do local.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Segundo informações do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande (NPA), que administra o parque, o fogo não atingiu o interior da unidade de conservação.
Desde a última semana, o Corpo de Bombeiros atua na operação de combate às chamas. Na quinta-feira (12), 13 militares participaram da ação, que também conta com um helicóptero.
“Temos focos em todo o município já com grandes perdas, porém várias frentes já foram vencidas. Toda ajuda é de extrema importância e precisamos nos manter mobilizados”, citou a NPA.
O Parque tem área de Mata Atlântica e, além das peças arqueológicas, conta também com cavernas e espécies em risco de extinção, como árvores de araucária, e o lobo-guará.
Escola estadual suspende aulas por causa de incêndio em Juiz de Fora
Incêndio em vegetação se alastra e destrói casa em Juiz de Fora
Incêndio atinge Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio há mais de 1 semana em Andrelândia
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio
Redes Sociais
O Parque Arqueológico
Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio abriga cerca de 500 pinturas rupestres
Redes Sociais
O Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio tem cerca de 11 hectares, o que equivale a 12 campos de futebol. Ele fica situado no município de Andrelândia, no Campo das Vertentes.
O local comporta cerca de 500 pinturas rupestres geométricas e zoomorfas, dispostas ao longo de cerca de 50 metros de um enorme paredão rochoso, em um local abrigado da chuva e junto a uma paisagem deslumbrante.
Além disso, o parque tem um paredão de 500 metros de rochas e hospeda espécies de mamíferos, aves e répteis.
Reveja reportagem de 2016:
Conheça Parque Arqueológico que abriga pintura rupestre em Minas Gerais
Em 2016, a TV Integração foi até o local e mostrou como é o atrativo natural. Assista acima.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.