Retratos da Região: Eldorado, SP, perde moradores por falta de emprego e tem candidatos a prefeito com semelhanças


Dos quatro candidatos a prefeitura, três são advogados e um é ex-prefeito. Eldorado fica no Vale do Ribeira e é uma das maiores cidades do Estado de São Paulo em extensão
Carlos Abelha/TV Tribuna
Eldorado, no Vale do Ribeira, tem um dos maiores territórios do Estado de São Paulo. No entanto, 70% da extensão da cidade é coberta pela Mata Atlântica e a falta de emprego é a principal demanda da população. A geração de novas fontes de renda é o maior desafio do próximo prefeito da cidade, que tem quatro candidatos nesta eleição. Dentre eles, três são advogados. O único com profissão diferente administrou a cidade há 20 anos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
No último levantamento da Fundação Seade, feito em 2022, a bananicultura era responsável por 93,3% da produção agrícola de Eldorado, representando o verdadeiro ‘ouro’ do município. No entanto, o setor ainda não é suficiente para suprir a necessidade de emprego da população, que acaba deixando a cidade.
De acordo com o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de habitantes da cidade caiu mais de 10% entre 2010 e 2022. Segundo o operador de motoserra, Danilo Fagundes dos Santos, Jaraguá do Sul (Santa Catarina) tem praticamente “uma vila” só de antigos moradores de Eldorado.
“Tem emprego. É o que mais falta aqui, é a dificuldade das pessoas. O que tem é banana e madeira, palmito, serviço pesado e bruto mesmo. Então, as pessoas buscam refúgio para fora por falta de emprego na cidade”, disse ele, em entrevista ao repórter Rodrigo Nardelli, da TV Tribuna, afiliada da Globo, na série de reportagens Retratos da Região.
Para Danilo, o poder público deveria se atentar mais a esse cenário e procurar formas de manter os moradores. “Não eles terem que se deslocar e deixar a família para buscar recurso de sobrevivência fora da nossa cidade”.
O encarregado de carga Gabriel Silva Galacio acredita que a solução para o problema seria a chegada de novas empresas em Eldorado. “Mais geração de renda, de emprego. Tem muita gente à toa na rua precisando de serviço”, afirmou.
Bananicultura é principal produção agrícola de Eldorado (SP)
Carlos Abelha/TV Tribuna
Estradas e saúde
Microempreendedor individual (MEI), Alessandra de Matos trabalha vendendo doces na própria casa na área rural. Ela tinha um comércio na área urbana, mas mudou a forma de trabalho para acompanhar o marido, que atua no cultivo de bananas.
Ela não se arrepende de trocar a cidade pelo campo, pois viu o lucro familiar crescer. Porém, reclama das condições das estradas de acesso. “A estrada é muito ruim e já vem de muito tempo isso”, afirmou.
A saúde também é uma área que precisa de atenção do poder público em Eldorado, segundo Alessandra. De acordo com a moradora, as consultas são agendadas e, em momentos de imprevisto dos profissionais, a população fica sem atendimento. “Não tem outro médico de plantão no lugar. Eu acho que devia ter dois médicos”, afirmou.
População reclama das condições das estradas de Eldorado (SP)
Carlos Abelha/TV Tribuna
Apesar dos problemas, a moradora crê em dias melhores para a cidade, levando em consideração principalmente a bananicultura e as belezas naturais de Eldorado. “Meus filhos trabalham com banana, meu esposo trabalha com banana e isso é uma das coisas que me liga muito aqui e a esperança de um dia melhor nessa cidade”, afirmou.
“Tem as cachoeiras, caverna, tem lugares lindos em Eldorado. Tem lugares maravilhosos, tem um povo maravilhoso”, finalizou Alessandra.
Eleições
Em Eldorado, quatro candidatos estão na disputa pela prefeitura: Doutor Galindo (PSD), Doutora Débora Menezes (PT), Elói Fouquet (PSDB) e Wagner de Zetinho (União Brasil).
Dos concorrentes, três têm a profissão em comum: são advogados. A única exceção é Elói Fouquet, que é administrador, mas tem uma particularidade: foi eleito prefeito de Eldorado em 2004.
Elói é o único na disputa que já administrou a cidade. Wagner tentou ser prefeito em 2016, mas não foi eleito, enquanto Galindo e Débora estão em uma eleição municipal pela primeira vez.
Na corrida pela Câmara Municipal, há 133 candidatos, sendo um considerado inapto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira os detalhes clicando aqui.
Retratos da Região
Esse conteúdo faz parte da série de reportagens ‘Retratos da Região’. A TV Tribuna, afiliada da Globo, percorreu 4.100 quilômetros para ouvir moradores das nove cidades da Baixada Santista e 20 do Vale do Ribeira.
O apresentador Rodrigo Nardelli e o cinegrafista Carlos Abelha viajaram por um mês para mostrar as características e problemas de cada cidade e, então, descobrir o que os moradores desejam para o futuro, pensando nas Eleições 2024.
A série ‘Retratos da Região’ é exibida no Jornal da Tribuna 1ª Edição, que começa às 11h45. A nova série estreou no dia 2 de setembro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.