A cada semana ou quinzenalmente, novas entregas serão feitas, sempre após as diligências e a conclusão das investigações. Devolução dos aparelhos aconteceu na quinta (12) na UIP do Santarenzinho. Mais de oito aparelhos celulares foram entregues aos proprietários
Gleilson Nascimento/g1
A UIP do Santarenzinho, em Santarém, oeste do Pará, realizou na tarde desta quinta-feira (12) a entrega de dez aparelhos celulares que foram recuperados durante diligências investigativas. A ação faz parte de uma série de operações focadas em crimes contra o patrimônio, com ênfase na recuperação de objetos roubados.
Com a devolução dos aparelhos, as vítimas presentes na delegacia do Santarenzinho puderam finalmente recuperar seus bens, aliviando parte do transtorno causado pelos crimes. Emerson Sousa, que trabalha como motociclista de aplicativo, foi assaltado em frente da casa dele, no bairro Alvorada, no dia 25 de maio.
Dois homens armados o abordaram e levaram o celular que ele tinha acabado de comprar no valor de aproximadamente R$ 3 mil. Ele já tinha perdido as esperanças de encontrar o aparelho quando foi avisado da recuperação pela polícia.
Para ter o celular recuperado é preciso registrar um boletim de ocorrência na delegacia
Gleilson Nascimento/g1
Segundo o delegado, Gustavo Ceccagno, responsável pela operação, os aparelhos foram monitorados e rastreados pela equipe da unidade de Santarenzinho, em parceria com a equipe de roubos da 16ª Seccional Urbana. O foco das investigações foi a área do Santarenzinho e Maracanã, onde os crimes ocorreram.
“Com base nas diligências, conseguimos recuperar hoje dez aparelhos celulares que estão sendo devolvidos às vítimas. O trabalho contínuo das equipes possibilitou a identificação das pessoas que estavam em posse desses celulares, e todos os envolvidos foram ouvidos. Algumas pessoas responderão por receptação culposa, outras por receptação normal, e ainda abrimos investigações sobre a receptação qualificada, que envolve lojas e estabelecimentos que revendem esses aparelhos com conhecimento de que são produtos de crime”, afirmou o delegado.
A operação não só garantiu a devolução dos bens às vítimas, como também fortaleceu o andamento de investigações em curso.
“Isso tem sido benéfico para a sociedade, pois estamos conseguindo recuperar grande parte dos aparelhos celulares furtados ou roubados. Além disso, estamos investigando a cadeia de receptação, desde quem comprou o aparelho até chegarmos aos autores dos furtos e roubos”, explicou.
Gustavo Ceccagno destacou a importância de as vítimas registrarem a perda ou roubo dos aparelhos, mesmo que o item tenha sido apenas extraviado. Esse registro alimenta os sistemas da Secretaria de Segurança Pública, o que facilita o trabalho de rastreamento e identificação dos criminosos.
As vítimas que tiveram os aparelhos recuperados comparecem na delegacia
Gleilson Nascimento/g1
Ainda de acordo com o Delegado, as operações de recuperação de celulares deverão ocorrer com frequência. A cada semana ou quinzenalmente, novas entregas serão feitas, sempre após as diligências e a conclusão das investigações. As autoridades reforçam a necessidade de a população colaborar com as denúncias e registros para aumentar a eficácia das ações policiais.