Câmera de segurança registrou o rompimento da tubulação na tarde desta quinta-feira (12) na estrada do Sítio do Morro. Moradora relata que imóvel serve como santuário de animais; rações e materiais ficaram danificados. Tubulação da Sabesp rompe e água invade casa em Santana de Parnaíba
Reprodução
Uma tubulação da Sabesp rompeu na Estrada Municipal Sítio do Morro, em Santana de Parnaíba, Grande São Paulo. A água invadiu uma casa e o impacto da explosão chegou danificar um carro que estava estacionado. Os moradores do bairro relatam o susto com o ocorrido. Apesar dos estragos, ninguém se feriu.
Uma câmera de segurança registrou o momento do rompimento, na tarde de quinta-feira (12). Nas imagens, é possível ver a água jorrando e indo em direção a um imóvel que fica às margens da estrada (assista abaixo).
Tubulação da Sabesp rompe e assusta moradores em Santana de Parnaíba
Ao g1, a bióloga Andrea Freixeda afirmou que a água invadiu sua casa, onde ela mora com os pais idosos e funciona como santuário de animais.
Segundo ela, a força foi tanta que pedaços de asfalto chegou a parar no seu terreno.
“A água levou material do santuário embora, molhou rações dos animais que tinha acabado de comprar, feno. Não é muito, sabe, mas pra mim é porque mantenho aqui tudo sozinha. Quebrou vidro do carro, molhou dentro do veículo. Caiu pedaço de árvore na fiação e fiquei sem energia elétrica. Tenho animais especiais que precisam de medicamento que fica na geladeira”, afirmou.
“O mais grave é que não me deram garantia que não vai ‘explodir’ de novo e fiquei chocada. Fiquei em pânico porque meus pais são idosos. Se eles estivessem na frente, como ele fica com a cachorrinha passeando, ele tinha morrido. Se tivesse gente mexendo na explosão, tivesse alguém na rua tinha matado. O meu vizinho, que coloca carro na frente, tinha acabado com ele. É um absurdo me falarem que não me dão garantia”, ressaltou a moradora.
Carro danificado após rompimento de tubulação da Sabesp em Santana de Parnaíba
Arquivo Pessoal
Ainda conforme Andrea, sempre há registros de vazamento de água pela via, já que abaixo de onde foi asfaltado há nascentes.
“Em vez de deixar as nascentes, elas foram encobertas pelo asfalto e toda hora dá problema, vazamento. A empresa precisa vir com engenheiro hidráulico, deve ter um equipamento para dosar a água que desce. É como uma mangueira prestes a arrebentar. A pressão é grande e não aguentou. Agora, me falar que não tem como garantir? Como assim?”, afirma.
“Tem que fazer uma couraça de ferro pra não acontecer de novo. Se tivesse alguém na frente morria porque caiu pedaço de asfalto. Sujou todo meu carro que parece até abandonado. Plantas de mais de 30 anos quebradas. Está tudo quebrado”, desabafa.
Conforme Andrea, nesta sexta-feira (13) uma equipe da Sabesp foi novamente no local e informou que o rompimento foi após um teste, o que constatou um dano no local. O ressarcimento das rações perdidas foi feita pela empresa.
“Explicaram que é feita a tubulação em jornada. Fizeram em um trecho, colocaram água e viram a pressão. Fizeram o teste e está dentro da pavimentação. Mas por que ‘explodiu’? Pode ter entrado ar, ter sido um dano na pavimentação. Falaram que é comum, mas não é né, pelo amor de Deus”,
O g1 entrou em contato com a Sabesp, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.
Tubulação da Sabesp rompe em bairro de Santana de Parnaíba
Arquivo Pessoal