![](https://s2-g1.glbimg.com/dMCcqYYOowTmxYJAM0LHDorpORU=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/T/b/38YgBYQ16wUPLA0GLwoA/7d07d3e0-5e59-11ef-a429-efb33580b712.jpg.webp)
Mato Grosso é o único estado que não terá a população encolhida até 2070 por causa da dinâmica econômica do estado, que está em crescimento devido à oferta de empregos. Projeção aponta para necessidade de qualificação para o mercado de trabalho
Getty Images
Mato Grosso deverá qualificar cerca de 315 mil pessoas para conseguir atender a demanda do mercado de trabalho nos próximos três anos, conforme um estudo do Observatório Nacional da Indústria (ONI) divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nessa sexta-feira (18).
De acordo com o estudo, 48 mil novos profissionais devem ser formados e outros 268 mil, que já estão no mercado, precisam de requalificação.
📊A última projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto deste ano, aponta que Mato Grosso é o único estado do Brasil que não terá a população encolhida até 2070. Os números, segundo o sociólogo e professor de economia na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Mauricio Munhoz, são uma consequência da dinâmica econômica do estado, que está em crescimento devido à oferta de empregos.
“Mato Grosso tem muita perspectiva de crescimento, não só no agronegócio, mas também com a industrialização e o setor de serviços, que está muito dinâmico e em crescimento”, pontuou.
O último Censo (2022) aponta que o estado tinha 3.658.813 habitantes
Em 2070, esse número deve saltar para 5.265.603 habitantes (+43.91%)
Qualificação x Requalificação
Os 48 mil novos profissionais apontados na projeção devem estar preparados para atender o ritmo de criação de empregos e também repor trabalhadores que devem deixar o mercado de trabalho formal a partir de 2025.
Já outros 268 mil trabalhadores precisam de novos treinamento e desenvolvimento para atualizarem as competências nas funções que já desempenham na indústria e que também são demandadas por outros setores no país.
Entre as competências que os profissionais precisam atualizar estão:
Hard skills (habilidades técnicas como domínio de máquinas, equipamentos e softwares);
Soft skills (competências comportamentais como pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e inovação);
Ações de saúde e segurança no trabalho (como inspeção de instalações, normas e regulamentos).
💼As áreas com maior demanda até 2027
O Mapa do Trabalho Industrial aponta que as áreas de logística, construção, manutenção, metalmecânica e alimentos devem ter uma maior necessidade de profissionais nos próximos anos.
🚛Logística e Transporte (85 mil): cargos de técnicos de controle da produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes e armazenistas, entre outros;
👩🌾Agropecuária (36 mil): trabalhadores da mecanização agrícola, de apoio à agricultura, da mecanização florestal, extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira, entre outros;
🧱Construção (32 mil): cargos de operador de máquinas de terraplanagem, ajudante de obras civis, trabalhadores de estruturas de alvenaria, fundações, entre outros;
🔧Manutenção e Reparação (30 mil): vagas para mecânicos de manutenção de veículos automotores, trabalhadores operacionais de conversação de vias permanentes (exceto trilhos), eletricistas de manutenção eletroeletrônica, e muito mais;
🌮Alimentos e Bebidas (27 mil): vagas para magarefes, trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos, na degustação e classificação de grãos e afins, supervisores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, entre outras.