![](https://s2-g1.glbimg.com/G8KqjLuFXKdo4A83swFg-ZMNc2s=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/r/n/feUm5BS7eG5YdpBo1aAg/whatsapp-image-2024-10-19-at-09.08.56.jpeg)
Ana Beatriz de Assis Souza sai da presidência da Fundação Hospital do Acre e assume diretoria executiva do Instituto de Meio Ambiente do Acre(IMAC), nesta sexta-feira (18). Exoneração ocorre após sequência de protestos contra decisão da desativação do setor de nefrologia do hospital. Ana Beatriz é exonerada da Fundhacre; secretário Pedro Pascoal vai acumular a função
Divulgação
Em edição extra no Diário Oficial do Estado dessa sexta-feira (18), a governadora em exercício, Mailza Assis exonerou a enfermeira Ana Beatriz de Assis Souza da presidência da Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), nesta sexta-feira (18). Na mesma edição, ela foi nomeada como diretora executiva do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC).
O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, vai responder cumulativamente pela presidência da Fundhacre, sem remuneração adicional.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A exoneração da enfermeira após uma onda de manifestações dos pacientes renais contra a desativação do setor de nefrologia do hospital, durante a última semana. Na última terça-feira (15), os paciente que utilizavam o setor, se aglomeraram em frente ao antigo prédio, pedindo o retorno do atendimento no local.
A presidente Ana Beatriz informou que os pacientes foram remanejados por conta de problemas com a empresa que faz a entrega de insumos para a realização da hemodiálise.
Na quinta-feira (17), os pacientes renais voltaram a protestar e fecharam um trecho da BR-364, em Rio Branco. A manifestação causou engarrafamentos no início da manhã no trecho que dá acesso ao hospital e ao bairro Pedro Roseno. Nessa sexta (18), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre convocou uma reunião com Ana Beatriz e o secretário de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Ana Beatriz estava no cargo desde o dia 9 de abril, quando saiu da diretoria de regulação e redes de atenção à saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para ocupar o cargo de Presidente da Fundhacre. Ela substituiu o presidente João Paulo Silva e Silva, que saiu do cargo e foi nomeado para o cargo em comissão do grupo de direção e assessoramento especial.
LEIA MAIS
Pacientes denunciam desativação do setor de nefrologia da Fundhacre; órgão diz que eles foram remanejados
Pacientes renais protestam em frente à Fundhacre e trânsito fica congestionado na BR-364
Eleições 2024: Governo anuncia troca de gestores na Fundhacre e Iteracre
Deputados querem solução para o setor de nefrologia da Fundhacre
Vídeos: g1