Governador do PA anuncia construção de novos hospitais na região durante assinatura de ordem de serviço de ampliação do HRBA


Assinatura foi realizada na manhã desta sexta-feira (13). Governador do Pará, Helder Barbalho, em Santarém
Kamila Andrade/g1
Durante a cerimônia de ampliação do Hospital Regional do Baixo Amazonas, na manhã desta sexta-feira (13), o governador Helder Barbalho destacou a importância do investimento na saúde pública da região. A obra, que aumentará a capacidade de leitos de 205 para 347, incluindo 64 leitos de UTI, tem como objetivo fortalecer o atendimento em Santarém e nos municípios vizinhos.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Hoje é um dia muito importante para ampliar a oferta de serviços para a população de Santarém e toda a região do Baixo Amazonas”, ressaltou o governador.
A ampliação do hospital busca aliviar a pressão sobre o sistema de saúde de Santarém, que, como cidade polo, recebe pacientes de diversas localidades. “Santarém tem sofrido uma pressão sobre o sistema de saúde por ser uma cidade polo e acaba tendo que atender toda a região”, explicou Barbalho. Ele também destacou que a descentralização do atendimento está sendo promovida com a construção de novos hospitais regionais em outras cidades do oeste do Pará.
Entre as ações citadas, está a inauguração do Hospital Regional de Oriximiná, prevista para o dia 1º de outubro, além de investimentos em hospitais nos municípios de Óbidos, Juruti, Monte Alegre, Almeirim e Alenquer.
“Com isso, nós descentralizamos o atendimento e duplicamos a capacidade do Hospital Regional do Baixo Amazonas”, enfatizou.
Helder Barbalho nesta sexta (13) em Santarém
Kamila Andrade/g1
Outro ponto abordado foi a conclusão do Hospital Materno-Infantil de Santarém, prevista para o início de 2024. Essa unidade, resultado de uma parceria entre o governo estadual, federal e a prefeitura de Santarém, será referência para a região e visa melhorar o atendimento especializado para mães e crianças. Além disso, o governador anunciou que um hospital materno-infantil também está em construção em Altamira, ampliando a cobertura de saúde para a região oeste do estado.
Barbalho também assumiu o compromisso de apoiar a construção de um novo hospital municipal em Santarém, com foco em traumatologia, o que contribuirá para o enfrentamento dos desafios da saúde pública na cidade. “Nós precisamos garantir a construção de um novo e amplo hospital municipal com traumatologia”, afirmou, garantindo que esses esforços são parte de um projeto maior de integração entre o sistema municipal e estadual de saúde.
Com os novos investimentos, a expectativa é que a população do Baixo Amazonas tenha um atendimento de saúde mais ágil e eficiente, sem a necessidade de deslocamento para Santarém em casos menos graves.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.