Vídeo: Caixão com corpo cai de carro funerário, cadáver é exposto ao público e bloqueia trânsito na principal avenida de Osasco

Incidente ocorreu nesta segunda (9) na Avenida dos Autonomistas. Testemunhas filmaram funcionários recolhendo o caixão com o corpo. Tempo Funerária Souza, empresa de Carapicuíba responsável pelo transporte, pediu ‘desculpas’ e disse que houve ‘falha humana’. Caixão cai de carro funerário na Grande SP
Uma cena inusitada chamou a atenção de quem passou nesta segunda-feira (9) na principal avenida de Osasco, na Grande São Paulo, no momento em que um caixão com um corpo caiu do carro funerário que trafegava pelo local.
Testemunhas incrédulas começaram a filmar com seus celulares o caixão, sem tampa, com o cadáver exposto dentro dele. Tudo no meio da Avenida dos Autonomistas. O trânsito parou. Motoristas e motociclistas também pararam seus veículos para ver e gravar.
Os vídeos foram compartilhados nas redes sociais e viralizaram na internet (veja acima). Numa das cenas é possível ver automóveis desviando do caixão com o corpo. Ao lado dele estão arranjos nas cores vermelha e branca.
O carro funério da Tempo Assistência Funeral aparece dando marcha à ré na avenida. Uma funcionária da funerária abre a parte traseira do veículo e recoloca um caixão que estava lá dentro. Outro homem, que também parece ser da mesma empresa, aparece e a ajuda.
Depois, os dois se abaixam e pegam as alças do caixão com o corpo que está caído na avenida. Eles conseguem colocá-lo no carro funerário. O vídeo acaba.
O que diz a funerária
O g1 entrou em contato com a Tempo Funerária Souza, responsável pelo carro funerário que transportava o caixão com o corpo. Por nota enviada por WhatsApp, a empresa pediu “desculpas” pelo que ocorreu, informando que todos os veículos funerários têm “travas de segurança”, mas o que ocorreu foi “uma falha humana”.
“A Tempo Funerária Souza vem a público pedir desculpas e expressar seu mais profundo pesar pelo ocorrido na data de 09/09/2024, quando um de nossos veículos funerários sofreu um incidente no qual o caixão transportado foi deslocado. Prezamos pela excelência em nossos serviços e lamentamos profundamente que este incidente tenha ocorrido, pois ele não reflete os padrões rigorosos de cuidado e dignidade que buscamos manter em todos os nossos processos. Nossa empresa, ao longo desses 30 anos, sempre se destacou pelo respeito, tanto para com as famílias que prestam suas últimas homenagens, quanto para com aqueles que já não estão mais entre nós. Asseguramos que todos os nossos veículos possuem as devidas travas de segurança e que o ocorrido foi uma falha humana isolada. Reafirmamos nosso compromisso com as famílias e com o respeito aos seus entes queridos em um momento tão delicado, informando que já tomamos todas as medidas administrativas necessárias. Agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”
O que diz a Prefeitura de Osasco
Como o incidente ocorreu na principal via de Osasco, a reportagem também procurou a prefeitura da cidade. No momento em que o caixão com o corpo caiu na via não tinha nenhum funcionário do serviço de trânsito no local para orientar os motoristas ou isolar o local.
Questionada para comentar o assunto, a administração municipal respondeu por meio de nota que não iria tomar providências sobre o que aconteceu por entender que o incidente não trouxe maiores “danos” a cidade.
“O carro é de uma funerária particular do município de Carapicuíba. Informamos que, por tratar-se de acidente, que não causou danos, como derrubar postes ou semelhante, a Prefeitura de Osasco não pode impor qualquer sanção ao motorista. Como a funerária pertence ao município de Carapicuíba, então compete aquela cidade dar início às investigações, tanto com o registro de ocorrência quanto a apuração sobre as responsabilidades. A Prefeitura de Osasco lamenta o ocorrido e entende o desrespeito aos mortos, mas as responsabilidades estão com a cidade de Carapicuíba, que poderá impor sanções à funerária, assim como acionar a Polícia Civil para registro de boletim de ocorrência”, informa trecho do comunicado da prefeitura de Osasco.
Sobre o fato de nenhum funcionário do serviço de trânsito aparecer no local para contornar o trânsito e orientar motoristas, a administração pública de Osasco respondeu que “os funcionários não estavam porque a situação demorou menos de 5 minutos, tempo insuficiente para que fossem acionados e deslocados ao local. Como respondido acima, compete a cidade de Carapicuíba averiguar os fatos.”
O que dizem a Prefeitura de Carapicuíba e a Secretaria da Segurança Pública do estado
Procurada para comentar o assunto, a prefeitura de Carapicuíba não havia se posicionado até a última atualização desta reportagem. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também foi procurada pela TV Globo, mas não havia localizado nenhum registro policial sobre o caso.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.