
Segundo o professor Hélcio Aguiar, no Enem 2023, 15 questões das 45 da prova de Língua Português tiveram a fonte de domínio jornalístico. Ingresso Universitário: professor de língua portuguesa dá dicas para o Enem 2024
A 13 dias para a prova de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, a dica do Ingresso Universitário desta segunda-feira (21) no Bom Dia Piauí é Análise Linguística. O professor Hélcio Aguiar explicou como entender a estrutura da prova para facilitar a resolução das questões.
“Nós teremos 45 questões, ou seja, 45 textos. Então, tem que partir do princípio que eu vou para a prova sabendo o que é um texto. Que é, basicamente, uma unidade básica, linguística, dotada de sentido e de fatores”, explicou.
Conforme o professor as questões da prova estão divididas em cinco partes:
Primeiro você terá o texto;
Depois, a baixo do texto, a fonte, onde haverá o chamado domínio discursivo, que é a área de atuação ou área de conhecimento;
Por seguinte, o comando, que vai nortear o aluno ao ler o item e saber o que buscar;
Depois, a zona de conhecimento, que é a primeira palavra que vem logo depois da letra, alternativa;
E o detalhamento. Detalhamento esse que vai ser depois da virgula e vai trazer especificidade sobre o item.
“O meu foco aqui com vocês hoje é sobre a fonte. Como eu acabei de falar: na fonte você tem o domínio discursivo. É uma área de atuação ou uma área de conhecimento. Olhando para a prova passada, mais de 15 fontes trouxeram o domínio jornalístico”, destaca o professor.
Dada a questão, segundo o professor Hélcio, se perguntar quanto a função social da linguagem provavelmente será informar; se perguntar quanto a função da linguagem, você terá a função referencial, que é centrada na informação. Agora, se o comando te perguntar sobre quais gêneros é possível trabalhar, abrem-se seis possibilidades: resenha, artigo de opinião editorial, reportagem, notícia e carta do leitor.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Logicamente que eu teria que saber qual o propósito comunicativo de cada um. Não nos esqueçamos que se eu também olhar para a Fonte e ver o nome de algum autor, eu já saberei que o texto será um texto literário. E sendo um texto literário, eu tenho que trabalhar com literariedade, que é a capacidade que o texto tem de ser literário”, finaliza o mestre de Língua Portuguesa.
Essa capacidade é adquirida por meio de recursos. Eles são expressivos e podem ser, por exemplo, métrica, ritmo, pode ser figura de linguagem, entre outros.
Análise linguística: saiba identificar a estrutura das questões de Língua Portuguesa no Enem
Lívia Ferreira / g1
Cronograma do Enem 2024
Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
Divulgação do gabarito: 20/11/2024
Divulgação do resultado: 13/1/2025
Enem 2023
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 3 de novembro:
Dia 10 de novembro:
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube