Material saiu de Santa Catarina de transporte aéreo. Elas foram encontradas em Piúma e seriam distribuídas para restaurantes e lojas no Brasil ou exportado para o mercado asiático. Meia tonelada de barbatanas de tubarão é apreendida pelo Ibama em Piúma, no Espírito Santo.
Ibama
Meia tonelada de barbatanas de tubarão foi apreendida em Piúma, no Litoral Sul do Espírito Santo, durante fiscalização de atividade pesqueira realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta terça-feira (10). O responsável pela compra das barbatanas não teve o nome divulgado e não foi preso. Ele será multado e o valor ainda está sendo calculado.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
As barbatanas estavam congeladas e, de acordo com o Ibama, foram enviadas de Santa Catarina, via transporte aéreo, para processamento no Espírito Santo.
O material seria desidratado e distribuído para restaurantes e lojas de produtos asiáticos no Brasil ou exportado para o mercado asiático, onde a demanda por este tipo de produto é expressiva.
Meia tonelada de barbatanas de tubarão é apreendida pelo Ibama em Piúma, no Espírito Santo.
Ibama
A investigação levou a equipe de fiscalização a um terreno vinculado ao comprador das barbatanas, onde foram encontradas nadadeiras de tubarão secando em condições inadequadas e insalubres, expostas às intempéries e em contato com animais, como galinhas e patos.
O responsável pela compra não conseguiu comprovar a legalidade da origem das barbatanas, que não possuíam documentação fiscal que atestasse a cadeia de custódia desde a captura, descumprindo a legislação ambiental que normatiza o desembarque, transporte, armazenamento e comercialização de tubarões e raias.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio de grandes proporções em vegetação interdita totalmente BR-101 no Norte do ES
VÍDEOS: pescadores encontram animais doentes e deformados no ES; pesquisadores associam à lama do desastre de Mariana
ES vai adotar restrição no uso de água para evitar racionamento devido à seca
Espécies com risco e em extinção
Uma análise preliminar das barbatanas revelou a presença de espécies ameaçadas, como o tubarão-azul (Prionace glauca) e o tubarão-galha-brancaoceânico (Carcharhinus longimanus).
O tubarão-azul está listado entre as espécies que precisam ser preservadas para prevenir o risco de extinção.
Já o tubarão-galha-branca-oceânico é considerado ameaçado de extinção e sua captura e comercialização são proibidas.
Meia tonelada de barbatanas de tubarão é apreendida pelo Ibama em Piúma, no Espírito Santo.
Ibama
Além de estarem congeladas, as barbatanas apreendidas eram de animais adultos e filhotes, o que dificultou, em um primeiro momento, o cálculo de quantos tubarões foram mutilados para se chegar a essa quantidade.
O responsável pela carga não foi preso e será multado, o valor da punição ainda está sendo calculado, já que, entre o material apreendido, existem barbatanas de espécie ameaçada de extinção.
O caso será encaminhado ao Ministério Público.
Desequilíbrio da cadeia alimentar
Segundo o Ibama, a captura e o comércio irregular dessas espécies têm causado a redução das populações de tubarões em todo o mundo, colocando em risco o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Como predadores de topo, os tubarões desempenham um papel essencial no controle das populações de outras espécies, garantindo a saúde dos ambientes marinhos.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo