Debate para prefeito de Santo André é marcado por embate entre candidatos além de propostas para combater a violência


Bete Siraque (PT), Eduardo Leite (PSB), Gilvan Júnior (PSDB) e Luiz Zacarias (PL) participaram do debate. Tema mais abordado foi sobre redução da criminalidade e ampliação do efetivo da Guarda Municipal. Debate do g1 entre os candidatos à Prefeitura de Santo André
Fábio Tito/g1
O debate promovido pelo g1 nesta sexta-feira (13) entre candidatos à Prefeitura de Santo André foi marcado por embates entre os candidatos, com destaque para a rivalidade entre Gilvan (PSDB), secretário de governo e apoiado pelo atual prefeito, e Luiz Zacarias, vice-prefeito.
Um dos temas centrais da discussão foi a violência da cidade e as propostas para melhorar a segurança pública. Temas como saúde, mobilidade e geração de emprego foram abordados, mas de forma secundária.
Bete Siraque (PT), Eduardo Leite (PSB), Gilvan Júnior (PSDB) e Luiz Zacarias (PL) participaram do debate, que foi transmitido ao vivo, de São Paulo, pelo site, YouTube e TikTok.
Acompanhe a cobertura completa do debate
Veja todos os vídeos do debate
O g1 convidou candidatos a prefeito de partidos, coligações ou federações que contam com 5 ou mais representantes no Congresso Nacional (deputado federal ou senador), obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da TV Globo em São Paulo.
O debate teve 5 blocos de perguntas, sendo 3 deles com temas determinados (Segurança pública, emprego e saúde ) e 2 com temas livres.
No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.
Segurança pública
O primeiro bloco abriu com perguntas sobre segurança pública. Entre ataques e defesas, todos os candidatos se manifestaram a favor de ampliar o número de guardas municipais.
Eduardo Leite (PSB) assumiu o compromisso de aumentar em 50% do efetivo da Guarda Municipal e questionou por qual razão a gestão atual, da qual o candidato Gilvan (PSB) faz parte como secretário de Ações Governamentais de Santo André e apoiado pelo prefeito, não investiu na ampliação da frota.
“Foram 8 anos sem aumento do efetivo. Só agora, as vésperas das eleições que esse governo, que colocou Santo André como uma das cidades mais violentas da região da GRANDE ABC, a mais violenta, resolveu mexer no efetivo por conta das eleições. Nós vamos colocar Santo André, a Prefeitura, como protagonista no combate a criminalidade. Eu quero mais viaturas nas ruas protegendo a nossa gente.”
O candidato tucano negou as acusações e usou um termo racista para negar a falta de segurança na cidade.
“Nós precisamos restabelecer a verdade aqui. Nossa GCM é uma das maiores da país. Investimos muito na GCM. Uma GCM totalmente equipada, uma guarda municipal com viaturas, o nosso COI passou de 52 para 3 mil câmeras, 3 mil câmeras que não tinha na nossa cidade”, rebateu.
O candidato do PL, Luiz Zacarias, se descolou da atual gestão, da qual é vice-prefeito, fez críticas a Gilvan (PSDB). Zacarias classificou a situação da violência como alarmante e defendeu diálogo e motivação da guarda.
“Acho que Santo André é a cidade mais violenta do Grande ABC, nós temos uma GCM desmotivada porque falta gerencia ouvindo o servidor publico.”
Já a candidata petista Bete Siraque apresentou os dados da criminalidade no município e criticou a atual gestão. Ele também defendeu a ampliação da GCM e o aumento do efetivo da ronda escolar.
“Queremos criar os totens de segurança pública, aumentar a ronda escolar para que nossas crianças, alunos, professores se sintam seguros ao sair de casa.”
Saúde
Mantendo a estratégia do ataque, os candidatos também falaram bastante sobre saúde. Entre Gilvan e Luiz Zacarias, o tema foi abordado com mais ataques do que propostas.
“Não temos oncologista em Santo Andre, todos os pacientes que chegam com câncer determinados pelo medico, não tem serviço pra atender essa pessoas. E câncer é uma doença séria e vai pra fora do município pra ser atendido”, afirmou Zacarias.
Já Gilvan defendeu a atual gestão e acusou o atual vice-prefeito de desconhecer sobre o assunto.
“Primeiro é importante destacar que o Zacarias não tem conhecimento sobre os especialistas da cidade. Existe, sim, oncologista no Hospital Municipal”.
Veja as considerações finais dos candidatos:
Bete Siraque (PT)
Bete Siraque (PT) faz suas considerações finais
Eduardo Leite (PSB)
Eduardo Leite (PSB) faz suas considerações finais
Gilvan (PSDB)
Gilvan (PSDB) faz suas considerações finais
Luiz Zacarias (PL)
Luiz Zacarias (PL) faz suas considerações finais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.