Casas do quilombo São José da Serra, em Valença, não foram atingidas. Bombeiros e Inea atuam no combate ao fogo. Incêndio atinge área que pertence ao quilombo mais antigo do RJ
Giovani Rossini/TV Rio Sul
O incêndio que atinge o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, em Valença (RJ), desde quarta-feira (11), também chegou à área que pertence ao Quilombo São José da Serra, o mais antigo do estado do Rio de Janeiro.
A TV Rio Sul esteve no quilombo nesta sexta-feira (13) e apurou que o Corpo de Bombeiros montou uma espécie de “quartel” no local. Militares tentam fazer um cerco para evitar que o fogo chegue às casas e ao Jequitibá, considerado sagrado pelos quilombolas.
Receba as notícias do g1 no seu WhatsApp
Homem é flagrado colocando fogo em área de mata em Vassouras
Serra da Beleza e da Concórdia estão pegando fogo
Quase 90 bombeiros, de 10 quartéis diferentes, e duas aeronaves, além de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), atuam no combate ao incêndio em todo Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza e no Quilombo São José da Serra.
Em nota, o Inea disse que o incêndio na área do Quilombo São José da Serra já está controlado, mas não extinto. Na Serra da Beleza, o fogo ainda não foi controlado.
O instituto explicou ainda que “o tempo na região continua quente, seco e com ventos que dificultam o controle das chamas”.
Incêndio florestal atinge a Serra da Beleza, em Valença
Divulgação/Thiago Moreira
Quilombo existe há cerca de 150 anos
O quilombo existe há cerca de 150 anos e tem 476 hectares. Segundo dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 118 pessoas ainda vivem na comunidade, sendo 116 quilombolas, a maior parte descendentes de escravizados que vieram da Angola e do Congo. Suas casas são feitas de adobe, pau-a-pique e teclado de palha.
Atividades como agricultura e artesanato são meios de subsistência da comunidade e suas crenças incluem catolicismo e umbanda.
A Festa do Jongo é um evento tradicional que acontece no terreiro do quilombo São José e que reúne capoeira, roda de samba e o próprio jongo. Neste evento, é servida uma feijoada e a grande atração do evento é a benção na fogueira em homenagem aos orixás.
Quilombo São José da Serra
Cozinha do Quilombo
Valença em chamas
Além do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, o Parque Estadual Serra da Concórdia também está pegando fogo.
O incêndio começou por volta das 13h de quarta-feira. A queimada já devastou uma área de 300 hectares, equivalente a 300 campos de futebol. Toda a extensão da reserva tem 6 mil hectares.
O gestor do parque, Mauro Contrucci, disse à TV Rio Sul na tarde de quinta-feira (12) que acredita em incêndio criminoso.
O trabalho de combate às chamas continua com o Corpo de Bombeiros e guarda-parques do Parque Estadual Serra da Concórdia, Refúgio Vida Silvestre e Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.
Incêndios florestais atingem a Serra da Beleza e a Serra da Concórdia, em Valença
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul