Objetivo da investigação é verificar causas, danos e responsáveis, além das medidas necessárias para reparar os estragos. Suspeito de atear fogo na região foi preso na terça-feira (10). Incêndio atinge uma extensa área de vegetação próxima ao Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP)
DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
O Ministério Público (MP-SP) abriu, nesta sexta-feira (13), um inquérito para investigar as causas e os danos dos incêndios que atingiram a região do Pico das Cabras, em Campinas (SP), Morungaba (SP) e Itatiba (SP) na última semana.
🔔 Acesse o canal do g1 Campinas no WhatsApp
O objetivo da investigação é, segundo o MP-SP:
apurar as causas do incêndio;
apurar os danos ambientais;
identificar os responsáveis;
verificar as medidas necessárias para reparação dos danos causados.
Na terça-feira (10), um homem foi detido suspeito de atear fogo no Pico das Cabras e, na quarta, a Justiça determinou que ele continue preso. Moradores da região monitoravam o carro do suspeito, com placas de Vinhedo (SP), desde o fim de semana.
Suspeito de atear fogo na região do Pico das Cabras foi encontrado após ser monitorado por moradores
Gustavo Biano/EPTV
Questionamentos
Ainda de acordo com o MP-SP, a promotora questionou a Polícia Militar Ambiental sobre:
o foco inicial do incêndio;
a causa;
o levantamento das áreas atingidas.
O inquérito também questionou a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) sobre um eventual pedido de autorização para uso de fogo em prática agrícola para o mês de setembro nos municípios de Campinas e Morungaba.
A promotoria pediu acesso ao boletim de ocorrência sobre o incêndio, ao auto de prisão e de apreensão de materiais encontrados com o suspeito de iniciar o fogo. A Prefeitura de Campinas e o Corpo de Bombeiros também foram questionados.
Incêndio no Pico das Cabras atinge Museu Aberto de Astronomia de Campinas
Denny Cesare/Código 19
120 campos de futebol
O incêndio atingiu uma extensa área de preservação ambiental na Serra das Cabras, em Campinas (SP), consumiu uma área que equivale a 120 campos de futebol. A informação foi confirmada pela Defesa Civil após um sobrevoo de drone no local.
Segundo o órgão, a área total destruída é de 120 hectares. O trecho afetado na metrópole corresponde a metade da Mata Santa Genebra, que tem 251,77 hectares. O balanço da área total atingida corresponde apenas ao território de Campinas do Pico das Cabras.
As chamas começaram na segunda-feira na Estrada do Capricórnio e chegaram próximo ao Observatório Municipal Jean Nicolini, referência no Brasil em astronomia, mas o espaço foi preservado.
Pico das Cabras tem pelo menos seis focos ativos de incêndios nesta quinta-feira
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas