Segundo o Inpe, do começo de setembro até esta sexta (13), São Carlos é a cidade que vem contabilizando o maior número de focos de incêndio no estado de SP. Focos de fogo assustam vizinhos de posto de combustível em São Paulo
Reprodução/TV Globo
O desafio de combate às chamas se espalhou por todo o estado de São Paulo.
A água vem do céu por aviões para chegar aonde nenhuma equipe de combate alcança por terra. São regiões de mata que há dias ardem em fogo. Os aviões sobrevoaram 17 cidades paulistas para apagar incêndios, segundo a Defesa Civil estadual.
Mococa é uma delas. A estimativa da Secretaria Municipal de Agricultura é que cerca de 10% da cidade já tenham sido queimados desde segunda-feira (9). Em uma propriedade rural, o fogo destruiu a área de preservação, chegando bem perto da sede. O dono soltou os animais para que não morressem queimados.
“Abri todas as porteiras aí, os animais que eu tenho estão todos soltos, eles estão correndo para os lados que quiserem, porque a gente não tem como cuidar deles nesse momento”, conta o agricultor Manoel Ribeiro Lima.
Focos de fogo assustam vizinhos de posto de combustível em São Paulo
Reprodução/TV Globo
O fogo também atinge Caconde, uma das maiores produtoras de café do estado, e destrói lavouras da região.
Em São Carlos, a cena se repete nas propriedades rurais. As chamas chegaram bem perto de um condomínio de chácaras. O terreno acidentado dificulta o combate. Lá, o helicóptero Águia da PM tem sido usado para conter o fogo. Está sendo carregado em uma represa do condomínio de chácaras da região.
Segundo o Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do começo de setembro até agora, São Carlos, que fica na região centro do estado de São Paulo, foi a cidade com maior número de registros de grandes focos de incêndio. Na quarta-feira (11), 327, 52 deles foram lá. As chamas atingiram o Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes e chegaram bem próximas do Centro de Manutenção da Latam.
“Precisou até cortar energia dos hangares. Muito crítica essa situação”, afirma o mecânico de aeronaves Welington do Prado.
Focos de incêndios ativos no estado de SP
Reprodução/TV Globo
As chamas chegaram muito perto dos aviões, e a rodovia que liga São Carlos a Ribeirão Preto foi interditada por algumas horas. O tráfego que segue para Ribeirão Bonito também foi suspenso por 24 horas por causa da fumaça.
Na noite desta quinta-feira (12), um incêndio de grandes proporções atingiu a área do Campus Inpe, em Cachoeira Paulista. O fogo se espalhou rapidamente e chegou perto de um dos prédio até ser controlado.
Focos de fogo assustam vizinhos de posto de combustível em São Paulo
Reprodução/TV Globo
O mesmo tempo seco que alimenta o fogo vem desabastecendo de água cidades de São Paulo. Segundo a Sabesp, é a maior estiagem dos últimos dez anos no estado.
A Prefeitura de Guarujá, no litoral, dispensou quase 37 mil estudantes da rede municipal por falta de água. Já Bertioga instalou tendas para cadastrar moradores que precisam de caminhão-pipa.
Bertioga instalou tendas para cadastrar moradores que precisam de caminhão-pipa
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
SP tem 23 cidades com focos ativos de incêndio e segue com alerta elevado de risco
Cidade de SP registra pior qualidade do ar da semana nesta quarta, diz Cetesb
Jardins e Avenida Paulista: veja imagens de São Paulo antes e depois da fumaça