
Farid Madi (Pode) e Raphael Vitiello (PP) concorrem à Prefeitura de Guarujá (SP). Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL) disputam o cargo em Santos (SP). Urna eletrônica
Giuliano Gomes/PR Press
O segundo turno das eleições municipais acontece neste domingo (27), entre 8h e 17h. Na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, duas das nove cidades ainda não decidiram o novo prefeito. Em Santos e Guarujá, 595.346 eleitores poderão usar aproximadamente 1,7 mil urnas para votar nos próximos representantes.
Em Guarujá, 241.669 eleitores estão aptos para votar em uma das 692 urnas disponibilizadas em 63 locais de votação, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na cidade, 53% do eleitorado é feminino, ou seja, 127.693. Os homens representam 47% (113.822) dos eleitores.
Já Santos tem 353.677 eleitores aptos para votar em uma das 1069 urnas disponibilizadas em 121 locais de votação. Na cidade que concentra o maior número de mulheres proporcionalmente no Brasil, o eleitorado é composto por 195.360 (55%) mulheres. Os homens são 157.992 (45%).
As urnas eletrônicas foram preparadas nos cartórios eleitorais das regiões, sendo carregadas com os sistemas eleitorais, dados de eleitoras e eleitores e candidatas e candidatos.
No total, são 6.865 mesários em Santos e Guarujá, que possuem 1.761 urnas. A maior parte dos equipamentos fica em Santos, que reúne o maior número de eleitores.
Dicas
Para exercer o direito à cidadania e garantir a votação, é necessário seguir algumas orientações, como levar documentos, respeitar os horários, não levar alguns objetos, entre outros. Confira:
Documentos: Para votar, o cidadão precisa comprovar a identidade com um documento oficial com foto. A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos (em papel ou no celular):
– E-Título (com foto);
-️ carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
– certificado de reservista;
– carteira de trabalho;
– carteira nacional de habilitação.
Horário: As seções eleitorais funcionam das 8h às 17h, sempre pelo horário de Brasília.
Local: É possível consultar a seção de votação, no e-Título ou na internet, tendo como base as informações mais atualizadas.
Manifestação: A legislação eleitoral permite manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
Votação: Na cabine, o eleitor digita primeiro o voto para vereador, com cinco dígitos. Na escolha para a Câmara Municipal, é possível o voto de legenda, ou seja, o voto no partido. Na sequência, é registrado o voto para prefeito, com dois dígitos.
Colinha: No momento da votação, a Justiça Eleitoral aceita, reconhece e estimula a chamada “colinha” – uma anotação, pessoal e individual, dos números dos candidatos em que o eleitor pretende votar.
Objetos proibidos: O eleitor não vai poder entrar na cabine de votação com o celular ou aparelhos eletrônicos. Eles devem ficar em um local específico, indicado pela equipe de votação, desligados.
O cidadão também não poderá portar armas nos locais de votação.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos