VÍDEO: policial de folga pega cassetete de colega e bate em homem durante discussão no RS


Brigada Militar e Polícia Civil apuram o caso, que aconteceu em Lagoa Vermelha. Vídeo mostra sequência de agressões entre os dois homens. Policial é investigado por briga de trânsito em Lagoa Vermelha
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram dois homens se agredindo com socos e pontapés, na quarta-feira (11), em Lagoa Vermelha, no Norte do Rio Grande do Sul. Um dos envolvidos é um policial de folga, segundo a Brigada Militar e a Polícia Civil. Nas imagens é possível ver o homem pegando o cassetete de um colega fardado para bater no outro homem, que teria ficado ferido.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Tanto a Brigada Militar quanto a Polícia Civil apuram o caso. De acordo com o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Laudemir da Rosa Gomes, um inquérito vai apurar as circunstâncias das agressões. Já a delegada Alexandra Ferreira afirma que a investigação sobre o caso, apurado como lesão corporal leve pela Polícia Civil, deve ser concluída até a próxima semana.
Três vídeos mostram a dinâmica da confusão após uma suposta briga de trânsito (veja mais abaixo o que dizem os envolvidos). Na primeira parte, o homem de camiseta branca – que é o policial de folga – e o homem de roupa escura trocaram agressões no meio da rua.
Na segunda parte, eles já estavam na calçada. Foi nesse momento que o policial de folga pegou o cassetete do policial fardado para agredir o homem. O PM em serviço não o impediu. Um segundo PM apareceu segurando outra pessoa pelo pescoço.
Um terceiro vídeo mostra o homem de roupa escura deitado no chão de uma loja, sendo puxado pelos pés.
Briga em Lagoa Vermelha: troca de socos, cassetete de policial e homem puxado pelos pés
Reprodução/Redes sociais
O que dizem os envolvidos
O homem de camiseta escura disse à RBS TV que estava procurando um lugar para estacionar na Avenida Afonso Pena, no centro da cidade. Quando ele teria encontrado uma vaga e sinalizado a intenção de estacionar, outro motorista teria ocupado o espaço.
O motorista contou ter buzinado e que o policial teria reagido com xingamentos. O homem disse, então, ter procurado outra vaga para estacionar. Momentos depois, o policial teria retornado e desferido socos, quando começou a briga.
Após a chegada dos PMs em serviço, o homem disse que o filho, de 15 anos, foi rendido, enquanto o agente de folga pegou o cassetete. O homem sofreu um corte na cabeça e foi levado ao hospital de Lagoa Vermelha.
Em nota enviada à GZH, do Grupo RBS, os advogados do policial de folga afirmaram que o homem “está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e demonstrar as reais circunstâncias deste lamentável episódio”. De acordo com a defesa, “os vídeos que estão circulando são apenas fragmentos e não retratam toda a dinâmica fática, devendo serem analisados com cautela”.
O comunicado ainda fala que o outro homem foi responsável pelo episódio, tendo xingado e ameaçado o agente. “Aliás, foi a suposta vítima que, juntamente com uma segunda pessoa, investiu contra o PM, agredindo-o fisicamente, causando lesões corporais”, diz a nota.
Os advogados ainda afirmam que o homem “adotou condutas que elevaram a complexidade e a tensão da abordagem policial”.
Nota da Brigada Militar:
“A Brigada Militar, por meio do Comando Regional de Polícia Ostensiva Nordeste (CRPO-Nordeste), esclarece sobre vídeos veiculados nas redes sociais, nos quais é exibida situação envolvendo a Corporação na manhã desta quarta-feira (11/9) no município de Lagoa Vermelha.
O CRPO Nordeste comunica que iniciou as providências para a elucidação da ação, por meio de Inquérito Policial Militar (IPM), a fim de apurar o contexto, as ações e as possíveis responsabilidades na ocorrência.”
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.