Fogo iniciou nesta terça-feira (10) e se estendeu até a quarta-feira (11), em uma área desmatada no Ramal do rodo, bairro Amapá, em Rio Branco. Cobra foi encontrada quando após o fogo ser apagado no terreno. Vídeo mostra moradores encontrando cobra após incêndio em área de vegetação no Acre
Uma cobra serpente jiboia foi resgatada por moradores do Ramal do rodo, Bairro Amapá, Segundo Distrito de Rio Branco, após um incêndio que atingiu uma área de vegetação no local. A enfermeira voluntária Paula Beatriz Silva Miranda, de 26 anos, gravou vídeos do momento em que o animal foi encontrado e, posteriormente, solto em outro lugar em segurança. (Veja vídeo acima)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Paula conta que esse registro foi feito em um terreno ao lado de onde mora. O fogo havia começado na noite anterior nesse terreno baldio, e com medo de que as chamas atingissem as residências, os moradores decidiram jogar baldes de água para tentar amenizar a situação.
“Estávamos jogando baldes de água pois o fogo estava invadindo e passando pra cá [próximo da casa]. Alguns até roçaram ao redor a noite, para o fogo não passar, pois tem casas aqui já na cerca, mas de manhã na quarta feira, amanhecemos com o fogo bem alto já. E aí quando estava mais controlado em uma parte, um de nós viu a cobra vindo das cinzas”, afirma ela.
A enfermeira narra que o local é considerado uma área rural, porém, há muitas casas sendo umas afastadas das outras. Segundo ela, há o costume de algumas pessoas colocarem fogo para limpar os terrenos. “Para não ter que roçar, pagar alguém pra roçar, tacam fogo. Então eu acredito que foi alguém que realmente tacou fogo pra limpar o terreno”, complementa.
Paula lamenta sobre o incêndio e afirma que não é a primeira vez que acontece. “O fogo é muito rápido e já aconteceu de passar pra cá [pro terreno dela] uma vez quando tacaram também. Ano passado e ano retrasado, a gente já passou por isso outras vezes. E aí é triste, porque toda vez a gente fica nessa agonia”, disse.
A cobra apareceu após o fogo ser controlado por Paula e pelos outros moradores. Ela lamentou que o animal estivesse passando por aquela situação.
“A cobra veio e já tínhamos conseguido controlar o fogo, já tinha passado por lá e queimado tudo, foi quando ela veio nas cinzas. Vimos ela, esperamos ela chegar até nós, pegamos ela e soltamos em uma matinha perto do igarapé logo aqui atrás. Ficamos com muita pena dela, vendo ela se rastejando em um montão de cinzas, tentando sobreviver mesmo, por isso soltamos ela lá na mata”, lamenta ela.
Jiboia aparece em meio a cinzas após incêndio no Acre
Paula Beatriz Silva Miranda
A enfermeira relata que a jiboia foi pega por uma pessoa já acostumada com esse tipo de animal, o que deu mais tranquilidade ao capturar a cobra. “Quem pegou foi um dos missionários aqui da base, que ele já tem experiência nisso, já fez outras vezes. Ele que sempre pega e solta na mata”, declarou ela.
O biólogo, professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Bernarde, confirmou que a cobra é uma jiboia e assegurou que o animal não é peçonhento (venenoso). Ao ver os vídeos, o professor constatou que o animal estaria fugindo do fogo, “Conseguiu escapar”, disse ele.
O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) se limitou a dizer que o incêndio ocorreu, que foram acionados e atenderam a ocorrência controlando o fogo no local.
Incêndios
O Acre ultrapassou 1,7 mil focos de queimadas no mês de agosto. Conforme o monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre o dia 1º e o dia 29 foram registrados 1.767 focos, número 27% maior do que os 31 dias do mesmo mês no ano passado.
No dia 20 de agosto o governo do estado decretou situação de emergência em saúde pública devido à intensificação da seca e dos focos de incêndio.
LEIA MAIS:
Incêndio atinge 200 mil metros quadrados de vegetação e bombeiros combatem fogo por cinco horas no Acre
Mais de 750 focos de queimadas são registrados no Acre na primeira semana de setembro
Acre ultrapassa 1,7 mil focos de queimadas em agosto e Feijó se mantém como município com mais incêndios
Queimadas no Acre: agosto tem pior índice do ano; confira ranking de municípios
O estado já contabiliza mais de 750 focos de queimadas na primeira semana de setembro, conforme dados do Inpe. O programa utiliza dados de queimadas captados diariamente pelo satélite de referência Aqua para fazer os levantamentos.
Entre o dia 1º e o dia 7, o Acre teve 757 focos de queimadas. O total representa quase 30% a mais do número registrado na mesma época ano passado, quando houve 584 focos de queimadas em sete dias.
VÍDEOS: g1