O programa exibido originalmente em 2003 mostra como a terra com poucos nutrientes foi transformada e alavancou a produção agrícola brasileira a partir de programas governamentais. Dando continuidade ao projeto Memória da TV Integração, o especial fica disponível gratuitamente no streaming Globoplay. Produtor rural prepara a terra para produção durante o especial Raízes do Cerrado
Arquivo/ TV Integração
Quando se fala em história, um espaço de 30 anos é pequeno. Mas esse foi o prazo suficiente para que uma revolução agrícola fosse feita no interior do Brasil.
Exibido originalmente em 2003, o programa “Raízes do Cerrado” mostrou como a ocupação do bioma deu ao país safras recordes e lugar de destaque na produção mundial.
Dando continuidade ao projeto Memória, a TV Integração disponibiliza o especial gratuitamente no streaming Globoplay a partir deste sábado (14).
Iniciada na década de 1970, a ocupação da região central do Brasil foi incentivada por planos de governos estaduais e federal. Um deles, no Cerrado mineiro, foi o Programa de Assentamento do Alto Paranaíba, durante o governo de Rondon Pacheco.
“O governo conseguiu uma quantidade razoável de terras. Foram criados os módulos, feitas as concessões e 95 famílias se incorporaram ao projeto”, disse o ex-governador ao programa.
Cultura agrícola irrigada durante a gravação do especial
Arquivo/ TV Integração
Entre os desafios dos colonizadores, desbravar um pedaço do país até então pouco explorado.
Um grande desafio se apresentou no Alto Paranaíba, região que recebe muito sol e tinha solo pobre em nutrientes. Só que com a persistência, os produtores descobriram que a mecanização era facilitada pelas terras planas. E o que era pouco produtivo se transformou em celeiro do mundo.
O Cerrado também atraiu o interesse de pesquisadores pela beleza natural, mas também para o desenvolvimento de novas tecnologias, aumentando ainda mais a produção. Veja toda a revolução no programa abaixo.
Assista ‘Raízes do Cerrado’
Memória TV Integração – Raízes do Cerrado
Ficha técnica
Tempo de vídeo: 23 minutos
Ano de veiculação: 2003
Créditos: Daniela Murad (apresentação); Laís Duarte, Armindo Maia e Roberto Alves (reportagem), Léo Nunes e Daniel Silva (imagens); Kleber Santos e Luiz Humberto França (produção); Sebastião Tavares (edição de imagens); Isabel de Agostini (direção); Emerson Mendes (estagiário); Neimar Alves e Alfredo Valtier (videografismo); Nelci José (sonorização); Marcos Vinicius Ribeiro e Henrique Mendes (logística); Paula Bernardes (coordenação de núcleo de produção) e Leonardo Faria (supervisor de operações).
Pesquisa Cedoc: Francisca Rocha.
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas