Envolvente e intenso, vinho tinto do sul da Itália é um queridinho dos brasileiros. O vinho tinto Primitivo, produzido com a uva do mesmo nome, é um queridinho dos brasileiros. De sabor e aromas envolventes e vigorosos, esse vinho italiano é apreciado por ser muito gastronômico, pois acompanha à perfeição pratos intensos como carnes, massas à bolonhesa, queijos curados e frios.
Produzida na região da Puglia, no salto da Bota, a uva Primitivo é assim chamada porque está entre as primeiras a amadurecer. Apesar de precocidade, a Primitivo consegue desenvolver níveis elevados de açúcares que, durante a fermentação, se transformam em teor alcóolico importante. O Primitivo di Manduria precisa ter, no mínimo, 14% de grau alcoólico, o que favorece o envelhecimento em barrica.
Quando falamos em Primitivo di Manduria, nos referimos ao vinho Primitivo produzido na pequena cidade marítima de Manduria. O inverno é mite e o verão é muito quente e seco, o que favorece o amadurecimento da uva, que ainda é influenciada pela leve brisa marina. Entre vinhedos e olivais (a Puglia é uma das maiores regiões produtoras de azeite da Itália), solo é calcáreo e argiloso.
O Primitivo di Manduria é um vinho DOC (Denominação de Origem Controlada) e por isso tem um preço mais elevado que o Primitivo produzido em outras sub-regiões da Puglia.
No nariz, o Primitivo apresenta aromas de frutos vermelhas e especiarias, mais ou menos intensos a depender do tempo de amadurecimento em barrica. Em boca, é quente e redondo, macio e fácil de beber.
Conheça 5 vinhos tintos Primitivos para você experimentar:
Luccarelli Primitivo Puglia IGP
Apresenta aromas de frutas escuras (ameixa e cereja), ervas finas (alecrim) e notas de baunilha. No paladar é seco, apresenta corpo médio, boa acidez, taninos macios e final persistente. Disponível também na versão Magnum (1,5 l).
Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas com molhos intensos e queijos curados.
Divulgação
Corbelli Primitivo IGT Puglia
Apresenta aromas de frutados com notas de alcaçuz. Em boca, é encorpado e possui taninos marcantes. Excelente sozinho, mas também acompanha muito bem charcutaria.
Divulgação
Campo Marina Primitivo di Manduria
Apresenta aromas de frutas escuras, cacau e baunilha. No paladar é seco, apresenta corpo médio, boa acidez, taninos finos e final equilibrado.
Amadurece em barrica de carvalho francês e americano de segundo uso entre 8-10 meses.
Ideal para acompanhar carnes vermelhas (cordeiro), carnes de caça, massas e queijos curados.
Divulgação
Luccarelli Signature Collection Primitivo di Manduria
Apresenta aromas intensos de cereja e amoras, com notas de tabaco e menta. Em boca, possui notas de cacau e café, é complexo, de excelente estrutura e persistente.
Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano e acompanha lindamente massas com molhos de carne, carnes de caça e queijos curados.
Divulgação
Luccarelli Primitivo di Manduria Old Vines DOP
Apresenta aromas de ameixa e cereja, notas de tabaco, chocolate e pimenta. Em boca é aveludado, com taninos finos e macios, um toque de baunilha e café.
Amadurece em barris de carvalho francês e americano, de primeiro e segundo usos, por 12 meses. Perfeito para acompanhar carnes vermelhas e pratos com temperos fortes.
Divulgação
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.