Em meio à seca, Paraná registra chuvas de granizo e recebe alerta de tempestade para ventos de até 100 km/h; veja previsão do tempo


Vídeos feitos por moradores mostram queda de granizo em cidades do Paraná. Avanço de frente fria deixa tempo instável e vai provocar queda nas temperaturas, segundo Simepar. Em meio à seca, Paraná registra chuvas de granizo
Em meio à seca, o Paraná registrou chuvas de granizo e recebeu um novo alerta de tempestades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica que os ventos podem chegar a até 100 km/h na maior parte do estado na manhã deste sábado (14).
Vídeos feitos por moradores de General Carneiro e Prudentópolis, no sul e centro do Paraná, registraram o granizo que caiu na noite de sexta-feira (13) e no início da manhã deste sábado (14), respectivamente. Assista acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Em General Carneiro, o fenômeno causou estragos em alguns imóveis. O Corpo de Bombeiros relata que prestou atendimento e distribuiu lonas a pelo menos três casas que tiveram telhados danificados.
De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a região acumulou quase 80 mm de precipitação acumulada entre às 0h de sexta (13) e 7h deste sábado (14).
“Após vários dias consecutivos de tempo seco e quente o tempo progressivamente está se alterando em todas as regiões paranaenses. Na sexta (13), já choveu de forma irregular nos setores Oeste, Sudoeste e Sul e na madrugada e início desta manhã de sábado, as chuvas com raios avançam lentamente para norte, atingindo também o Noroeste, Centro, Campos Gerais e Leste do Paraná”, explica o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib.
Alerta de tempestade no Paraná
Alerta de tempestade do Inmet para este sábado (14)
Reprodução/Inmet
Após um primeiro alerta para sexta-feira (13), o Inmet emitiu um novo aviso de perigo de tempestade para este sábado.
O alerta é válido, a princípio, até às 12h, e é estendido a todo o território paranaense, exceto para as cidades ao nordeste.
A previsão é de um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Veja previsão do tempo mais abaixo.
Há risco também de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Leia também:
Veja: Fumaça impede avião de pousar em Aeroporto de Guarapuava
Nota Paraná: Paranaense ganha sorteio de R$ 100 mil, mas não sabe do prêmio devido a cadastro incompleto
Curitiba: Venezuelano morre após muro de 7 metros cair em cima dele durante obra de igreja em Curitiba
‘Chuva preta’
A fumaça das queimadas que cobre o céu do Paraná gera também um alerta para a possibilidade de “chuva preta” em algumas regiões do estado, segundo meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
De acordo com o Simepar, o fenômeno da “chuva preta” acontece quando as partículas de fumaça e poluentes são levadas para a atmosfera e, ao se misturarem com as gotas de chuva, geram uma coloração escura.
‘Chuva preta’: entenda o que é e como ela se forma
Cidades do oeste e sudoeste do Paraná registram ‘chuva preta’ entre a noite de quinta-feira (12) e a madrugada de sexta-feira.
Registros foram feitos em cidades como Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, e Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, ambas na região oeste do estado. Assista abaixo.
Cidades do oeste e sudoeste do Paraná registram ‘chuva preta’
Previsão de chuva no fim de semana
Conforme o Simepar, no sábado (14) uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e no Paraná volta a chover em diversas regiões, com índices de instabilidade elevados.
“Com o tempo mais chuvoso, as temperaturas também voltam a ficar mais amenas na maioria das regiões paranaenses. Contudo, ao norte do estado ainda faz mais calor. No domingo (15) ainda chove em todas as regiões paranaenses. Com o cenário de tempo mais instável, as chuvas previstas ocorrem em vários momentos do dia e volumes de precipitação significativos devem ser registrados em vários setores. As temperaturas ficam amenas, em função do tempo instável”, explica o órgão.
Confira as temperaturas previstas para as principais cidades do estado, segundo o Simepar:
Sábado – 14/09
Curitiba: mínima de 15ºC e máxima de 25ºC
Ponta Grossa: mínima de 17ºC e máxima de 25ºC
Guarapuava: mínima de 16ºC e máxima de 21ºC
Londrina: mínima de 20ºC e máxima de 32ºC
Maringá: mínima de 22ºC e máxima de 31ºC
Paranavaí: mínima de 22ºC e máxima de 30ºC
Cascavel: mínima de 17ºC e máxima de 21ºC
Foz do Iguaçu: mínima de 18ºC e máxima de 23ºC
Domingo – 15/09
Curitiba: mínima de 11ºC e máxima de 13ºC
Ponta Grossa: mínima de 13ºC e máxima de 18ºC
Guarapuava: mínima de 11ºC e máxima de 17ºC
Londrina: mínima de 17ºC e máxima de 22ºC
Maringá: mínima de 18ºC e máxima de 24ºC
Paranavaí: mínima de 19ºC e máxima de 25ºC
Cascavel: mínima de 14ºC e máxima de 20ºC
Foz do Iguaçu: mínima de 15ºC e máxima de 22ºC
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná
Adicionar aos favoritos o Link permanente.