Droga estava escondida sob os paletes das frutas, mas as autoridades locais garantiram que a cocaína não entrou em contato com as bananas. A droga estava escondida sob os paletes das frutas, mas as autoridades locais garantiram que a cocaína não entrou em contato com as bananas.
Wikemedia/Domínio Público
Pacotes de cocaína, totalizando mais de 40kg, foram encontrados nesta semana em entregas de bananas em quatro supermercados da rede francesa Grand Frais, na região de Bourgogne-Franche-Comté, no nordeste do país.
A droga estava escondida sob os paletes das frutas, mas as autoridades locais garantiram que a cocaína não entrou em contato com as bananas.
Agora, a polícia francesa investiga como esse carregamento, possivelmente vindo da Colômbia, foi parar nas lojas e quem seria o destinatário.
Em Beaune, uma importante cidade da região, foram encontrados 10kg de cocaína. Já em outros três supermercados, localizados em Bessoncourt, Sochaux e Le Creusot, foram apreendidos entre 10kg e 12kg.
“Estamos colaborando estreitamente com a polícia para garantir que a investigação ocorra sem problemas e que nossos funcionários e clientes estejam seguros”, declarou ao jornal Le Parisien a Grand Frais, em um comunicado.
O uso de bananas para o tráfico de drogas da América do Sul tem ocorrido com frequência, com apreensões semelhantes em outros países da Europa.
Em julho, cães farejadores acharam 6 toneladas de cocaína, avaliadas em £173 milhões (mais de um milhão de reais), em um carregamento de bananas vindo do Equador para a Alemanha. Já em agosto, a Grécia encontrou 93kg de cocaína em um navio também vindo do Equador.
Em maio, 250kg da droga foram encontrados em caixas de banana em um depósito na França, junto com um GPS. A carga era para a Alemanha, mas foi enviada por engano à França.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Trem atinge caminhão que levava tanque militar nos EUA
Coreia do Norte: o que se sabe sobre o enriquecimento de urânio para produção de armas nucleares
Beterraba de 18 kg, alho-poró de 9 kg, abóbora de 1 metro: legumes gigantes são premiados em feira no Reino Unido