Piauí de Riquezas deste sábado (14) mostra produção de mel em Milton Brandão, no norte do Piauí


Conforme Janaina Ramona, secretaria de agricultura de Milton Brandão, dá para produzir o mel o ano todo, tanto durante o período chuvoso quanto na estiagem. Piauí de Riquezas deste sábado (14) mostra produção de mel em Milton Brandão, no norte do Piauí
Reprodução
Em Milton Brandão, a 239 km de Teresina, o programa Piauí de Riquezas deste sábado (14) visitou uma fazenda de produção de mel do município.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo o apicultor Francisco das Chagas, que tem uma criação de abelhas no quintal de casa:
“Pra nós ter um mel de qualidade primeiro a gente começa com um enxame bastante populoso com, no mínimo, 70 mil indivíduos, e também florada. Quando a gente tem florada na região, automaticamente, as abelhas acordam cedinho e vão pro campo buscar o néctar”, disse Francisco.
Nesse período do ano, de acordo com o apicultor, a florada da região é a do Mororó, uma árvore nativa da região com flores brancas rosadas.
Na comunidade de Buritizinho, zona rural de Milton Brandão, cerca de 30 produtores trabalham com a extração de mel. O apicultor Francisco Rodrigues da Silva, explicou como funciona o processo.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Depois de chegar do campo com as melgueiras, é necessário utilizar o garfo desoperculador para fazer a retirada dos alvéolos. Logo em seguida, esse material vai para a centrífuga, que é o local onde vai ser retirado o mel. As impurezas que ficam são retiradas no decantador”, afirma.
Leia mais sobre o mel do Piauí:
Piauiense se torna a primeira sommelier de mel no Brasil; entenda mais sobre a profissão
Região de Picos abriga uma das maiores produções de mel do Brasil
Produtores do Piauí criam técnicas para garantir sobrevivência de colmeias na época mais quente do ano
Após a extração do mel, ele pode ser fracionado e armazenado em pequenos recipientes. Mas a maioria vai para os tambores de 300 kg, que vão para exportação. Em 2021, o Piauí foi o estado que mais exportou mel, quase 30% do total do Brasil.
Conforme Janaina Ramona, secretaria de agricultura de Milton Brandão, da para produzir o mel o ano todo, tanto durante o período chuvoso quanto na estiagem.
Galerias Relacionadas
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.