Marcelo Lopes de Faria, de 68 anos, foi condenado a 8 anos de prisão em regime semiaberto após ir a júri popular em janeiro. Mudança de regime acontece após recurso da família da vítima. Morador atira no vizinho armado com espada durante briga em Ribeirão Preto, SP
Câmeras de segurança/Divulgação
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que o aposentado Marcelo Lopes de Faria, de 68 anos, condenado a oito anos e dez meses de prisão pelo assassinato do vizinho, Hugo Rayol, de 82 anos, cumpra a pena em regime fechado, em Ribeirão Preto (SP).
Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Inicialmente, a condenação foi em regime semiaberto, mas a Justiça o aceitou recurso da acusação para endurecimento da pena.
O crime aconteceu no bairro Lagoinha, zona Leste de Ribeirão Preto, em fevereiro de 2022. Marcelo foi à júri popular em janeiro deste ano e foi condenado.
Ao g1, Leonardo Afonso Pontes, advogado da família da vítima, comemorou a decisão e disse que ela representa um passo importante para que a justiça seja cumprida e para a preservação da memória de Hugo.
“Embora nenhuma sentença possa reparar a perda irreparável que esta família sofreu, acreditamos que este resultado é fundamental para reafirmar a confiança no sistema judicial e para segurança da sociedade”, disse.
Wesley Felipe Rodrigues, advogado de Marcelo de Faria, minimizou a sentença e afirmou que ela não vai impactar a pena do seu cliente, uma vez que ele faz jus ao Livramento Condicional. O benefício permite a um condenado cumprir o restante da pena em liberdade, desde que cumpra condições específicas.
“Como a decisão não foi unânime, ainda cabe recurso, que chama embargos infringentes, o que suspende a execução da pena”, afirma.
LEIA MAIS:
Criminosos não levaram dinheiro de carro-forte durante ataque no interior de SP, diz transportadora de valores
Criminosos atacam carro-forte no interior de SP; cinco pessoas ficam feridas em troca de tiros
“Um deles falou ‘pode ir embora tranquilo'”, diz motorista de caminhão rendido por criminosos antes de ataque a carro-forte
O crime
Na época do crime, Marcelo disse à polícia que ele e o vizinho tinham desavenças há mais de 20 anos.
O crime aconteceu na manhã de 16 de fevereiro de 2022, na Rua Vicente Oranges, e foi flagrado por câmeras de segurança.
Veja abaixo o vídeo do EPTV 2 exibido na época do crime:
Vídeo mostra morador atirando em vizinho armado com espada durante briga em Ribeirão Preto
Nas imagens, é possível ver Marcelo caminhando em direção ao portão da casa de Hugo. Ele gesticulou e pareceu discutir com uma pessoa dentro do imóvel. Depois caminhou para a direita, enquanto Hugo saiu da casa carregando duas espadas e foi para cima do vizinho.
Na sequência, os dois se enfrentaram. Marcelo surgiu com uma arma e Hugo recuou. O morador mais velho caminhou para casa, mas foi atingido na cabeça por tiros disparados por Marcelo. Ele confessou ter atirado cinco vezes na vítima.
Hugo não resistiu aos ferimentos e morreu na porta da casa dele.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto e Franca