FAA, autoridade de aviação dos EUA, irá investigar a colisão. Ninguém se feriu. Avião atingido por outra aeronave no aeroporto de Atlanta
Reprodução/Reuters
Um avião perdeu o leme nesta terça-feira (10) ao ser atingido por outra aeronave no aeroporto de Atlanta, nos EUA.
A Administração Federal de Aviação (FAA) disse que investigará o incidente, que ocorreu na junção de duas pistas de taxiamento por volta das 11h10 (horário de Brasília). O aeroporto de Atlanta informou que o impacto às operações foi “mínimo”.
A Delta disse que a asa de um Airbus A350, que estava prestes a partir para Tóquio-Haneda, atingiu a cauda de um CRJ-900 da Endeavor Air, que estava programado para partir para LaFayette, Louisiana, resultando em danos à cauda do jato regional e à asa do A350.
A Endeavor é uma subsidiária integral da Delta. A Delta informou que não houve relatos de feridos entre os 221 passageiros do A350 e os 56 passageiros do CRJ-900.
Vários incidentes de quase colisões e incursões de pista no ano passado levantaram preocupações sobre a segurança da aviação nos EUA e a pressão sobre o controle de tráfego aéreo, que está com falta de pessoal, o que levou o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) a pedir mais tecnologia para evitar colisões.
O Administrador da FAA, Mike Whitaker, disse que a agência implantou tecnologias em alguns aeroportos que fornecem um alerta se uma aeronave estiver alinhada na pista errada ou em uma pista de taxiamento.
“Começamos a implantar soluções simples e prontas para uso que ajudam os controladores a obter uma melhor percepção situacional”, disse Whitaker, acrescentando que as quase colisões diminuíram mais da metade no primeiro semestre do ano. “Então, há progresso, mas precisamos melhorar. Não há desculpa para isso acontecer.”