Fogo destrói 300 mil pés de café no interior de São Paulo


Caconde, a 300 quilômetros da capital, é um dos maiores produtores de café do estado. Os incêndios que consomem a mata e as lavouras chegam muito perto das casas na serra, onde vivem mais de 300 famílias. Fogo destrói 300 mil pés de café no interior de São Paulo
Reprodução/TV Globo
No interior de São Paulo, na divisa com Minas Gerais, o fogo destruiu 300 mil pés de café.
Caconde, que fica a 300 quilômetros da capital paulista, é um dos maiores produtores de café do estado de São Paulo, e o fogo destruiu, nas contas dos próprios agricultores, pelo menos 300 mil pés de café.
“Nessa proporção incêndio, assim dessa intensidade, nunca tinha visto. Passou, parecia filme de terror”, diz o cafeicultor, Luiz Antônio Almeida.
Hélio Moreira perdeu 80% do cafezal que estava carregado. A expectativa era colher 500 sacas, um prejuízo de quase R$ 1 milhão.
“Eu achei que tava tudo controlado, aí fui na cidade pedir um caminhão pipa. Aa hora que eu voltei, tinha queimado tudo”, relata.
Fogo destrói 300 mil pés de café no interior de São Paulo
Reprodução/TV Globo
A prefeitura e os bombeiros ainda não conseguiram fazer um balanço de toda área destruída e nem o prejuízo provocado pelo incêndio. No meio do cafezal, máquinas agrícolas e animais queimados.
“Tamanduá bandeira na cabeceira do meu sítio morreu. Aqui morreu bezerro, quati, gambá, macacos”, AFIRMA Darci Fernandes, produtor rural.
No meio do cafezal, máquinas agrícolas e animais queimados
Reprodução/TV Globo
Moradores de uma fazenda tentam com sopradores empurrar o fogo para que ele não tome toda a região. É possível ver chamas e, lá embaixo, um trator com tanque de água também vai tentando conter as chamas e deixar a região mais úmida para que o fogo não se alastre.
No meio do cafezal, máquinas agrícolas e animais queimados
Reprodução/TV Globo
Um pequeno bairro rural abriga seis famílias. Estão todos desesperados. O fogo que consome a mata e as lavouras chega muito perto das casas.
“O meu filho mesmo não está aqui, o de 5 anos. Levaram ele com ambulância, que ele passou muito mal”, destaca a produtora rural, Suelen Dutra.
Na serra toda, mais de 300 famílias vivem esse pesadelo. Cidades vizinhas têm mandado ajuda e quatro ambulâncias estão no pé do morro.
“Vim aqui voluntária, levar uma senhora por nosso hospital do conderg. A gente está ajudando com o que pode”, relata a técnica de enfermagem, Maria Luísa Morgano dos Santos.
Três helicópteros Águia, da Polícia Militar, ajudam no combate e procuram os focos que parecem se multiplicar.
Fogo destrói 300 mil pés de café no interior de São Paulo
Reprodução/TV Globo
Odair se mudou para lá ainda menino. Agora, assiste parte da própria história sendo queimada junto com a serra.
“É uma tristeza pra gente, não é mesmo?”
Fogo consome a mata e as lavouras chega muito perto das casas
Reprodução/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.