Pequenos Gênios do Domingão com Huck: Conheça finalista mineiro que soletrou 29 palavras de trás para frente em 90 segundos


Luan Ribeiro Carvalho de Souza, de 13 anos, é de Matias Barbosa, na Zona da Mata mineira. O g1 conversou com o garoto, que não escondeu a alegria em participar do quadro global. Luan Ribeiro Carvalho de Souza é participante do quadro Pequenos Gênios, do Domingão com Huck
Arquivo Pessoal
Desde pequeno, Luan Ribeiro Carvalho de Souza já demonstrava habilidade com cálculos. E foi a partir deste talento que a família do adolescente de 13 anos, nascido em Matias Barbosa, na Zona da Mata mineira, inscreveu o estudante no Pequenos Gênios 2024, do programa Domingão com Huck.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Como bom ‘mineirinho’, o estudante foi avançado de fase, chegando à finalíssima da disputa. Na semifinal, exibida no dia 1º de setembro, ele chamou atenção ao soletrar 29 palavras certas em apenas 90 minutos.
Nas avaliações das habilidades do córtex, o garoto também demonstrou conhecimento cultural ao identificar a obra de arte ‘O beijo’, do pintor austríaco Gustav Klimt. Agora, o integrante da equipe GeniAll’s se prepara para a grande decisão, ainda sem data definida.
Luan Carvalho de Souza integra a equipe GeniAll’s, que está na final do Pequenos Gênios
Redes Sociais
Cálculo da idade pela data de nascimento
Mesmo que ainda com a decisão a disputar, o jovem já avalia com positiva a participação no programa global. Ao g1, ele não escondeu o entusiasmo de participar do Pequenos Gênios.
“Viver essa experiência tem sido incrível e surreal. É uma oportunidade que jamais vou me esquecer. Conheci pessoas incríveis e fiz amizades maravilhosas, que vou levar para sempre comigo. É tudo muito emocionante”.
A irmã de Luan lembra que ele sempre foi muito inteligente e que a família já sabia da capacidade em cálculos do menino.
“Quando era bem novinho ele sabia falar de maneira automática a idade da pessoa só vendo a data de nascimento”, contou Giovanna Ribeiro Carvalho de Souza.
Luan em momento de comemoração com a família, em Matias Barbosa
Divulgação
Ela recorda que, conforme Luan foi crescendo, era desafiado com contas difíceis de matemática. A cada dia, o talento ficava claro para todos. “Teve todo um incentivo para que fizéssemos a inscrição dele no quadro Pequenos Gênios”, explicou.
A primeira aparição do menino foi no dia 4 de agosto e, para a felicidade de toda a família e amigos, a equipe dele avançou de fase. A expectativa agora é pela finalíssima.
Luan Ribeiro Carvalho de Souza e a família
Arquivo Pessoal
“Todos nós estamos muito gratos e felizes com essa oportunidade”, comemora com orgulho.
Apesar de ir bem em todas as disciplinas da escola, a matemática é sem dúvida onde brilha mais. “Mas ele também tem muito interesse em física, então acho que no futuro ele também deve se empenhar na matéria”.
Aprendizado compartilhado nas redes
Em conversa com o apresentador Luciano Huck, Luan não escondeu a satisfação em compartilhar aprendizado com outros jovens nas redes sociais, sobretudo de matemática.

Aos poucos, vídeos mais descontraídos, dançando e desenhando, foram substituídos por outros mais educativos, incluindo alguns de desafios de cálculos.
“O uso nas redes na internet sempre foi um interesse natural dele, já que sempre gostou de demonstrar seus talentos lá”, finalizou a irmã.
Luan Carvalho de Souza com o apresentador Luciano Huck
Reprodução/Luan Carvalho de Souza
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.